PUBLICIDADE

Illy expõe xícaras artísticas na Semana de Design de Milão

Mostra acontece entre os dias 8 e 10 de junho

3 jun 2022 13h26
| atualizado às 13h38
ver comentários
Publicidade

A empresa italiana illycaffè vai celebrar os 30 anos de sua linha de xícaras desenhadas por grandes artistas globais, a illy Art Collection, com uma exposição durante a Semana de Design de Milão.

Exemplares da illy Art Collection em exposição na Bienal de Arte de Veneza
Exemplares da illy Art Collection em exposição na Bienal de Arte de Veneza
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A mostra fica em cartaz entre 8 e 10 de junho, na Around Gallery, em Milão, e traça a história da icônica xícara, detalhando as origens do processo criativo que levou ao seu design.

Esboços, desenhos e outros materiais originais apresentarão ao visitante o espírito e o impulso artístico de Matteo Thun, autor da primeira xícara illy, um modelo branco e com o logo vermelho da empresa de Trieste.

"Estamos felizes em celebrar esse grande marco, que reforça o duradouro laço da empresa com o mundo da arte contemporânea, em um evento que permitirá reviver a história e as origens da icônica xícara illy. Ainda hoje, a xícara consegue se destacar e inspirar, permanecendo parte ativa de nossa vida cotidiana e transformando o simples gesto de saborear um espresso em uma experiência artística", disse Cristina Scocchia, CEO da illycaffè.

A exposição terão uma seção dedicada às 114 coleções e 459 xícaras da illy Art Collection, projeto que já teve a participação de artistas como Jeff Koons, Sebastião Salgado, William Kentridge e até estrelas do cinema e da música, como Alanis Morissette, Francis Ford Coppola e Pedro Almodóvar.

A última sala apresentará uma mostra evocativa chamada "Take Me Home Wall", com cartões postais representando 30 das xícaras mais icônicas da illy Art Collection, que os visitantes poderão levar para casa como lembrança.

"A xícara illy é simplicidade, pureza e funcionalidade, um objeto atemporal e a melhor maneira de saborear um excelente espresso. Sou grato à illy por ter me envolvido neste projeto há tantos anos e estou feliz que muitos artistas tenham usado a xícara para mostrar suas ideias", disse Matteo Thun.

A exposição também servirá de pano de fundo para o lançamento do livro "illy Art Collection - 30 Years of Beauty", que detalha cada coleção da illy Art Collection e seus designs através de imagens, textos, explicações e curiosidades.

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade