0

"Trabalhar como modelo é oportunidade de juntar dinheiro", diz Mariana Santana

A modelo falou com exclusividade ao Terra e posou para fotos em praia no Rio de Janeiro

17 abr 2013
15h00
atualizado às 15h52
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A top Mariana Santana, um dos destaques so Fashion Rio, faz a linha 'hippie': pratica ioga, é vegetariana, prioriza os alimentos orgânicos e acredita na energia das pessoas. Ela também é realista quando o assunto é dinheiro, e afirma que a melhor parte de ser modelo é "ganhar dinheiro fácil", mas logo explica a constatação: "minha mãe é professora do Estado e em um dia eu posso ganhar o que ela ganha em um mês. Muitos que trabalham todos os dias podem ganhar o que uma modelo ganha em um dia", compara, consciente.

Grata pela profissão escolhida, ela acredita que está seguindo sua vocação. "Gosto de fazer um trabalho que me engrandeça. É ótimo trabalhar como modelo, é uma grande oportunidade de juntar dinheiro, agora que eu sou jovem, e ter tempo pra me conhecer e fazer outras coisas importantes", acredita.

Nascida em Salvador, na Bahia, Mariana, que está com 20 anos e iniciou a carreira aos 17, começou em desfiles pequenos, mas logo foi notada pelas grifes internacionais e já chegou a desfilar na semana de alta-costura em Paris. Na bagagem, traz trabalhos para grifes como Ralph Lauren Rugby, Vivienne Westwood, Issa London, Cristofer Roland e Zuhair Murad. Nessa edição do Fashion Rio, desfilou para o Rio Moda Hype e ainda tem alguns não confirmados, como Oh Boy. Confira entrevista e ensaio exclusiva ao Terra na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro:

Terra - Já conhecia o Rio? Qual é a sua relação com a cidade?
Mariana Santana - Eu já fiz Fashion Rio em 2011. Já vim algumas vezes. Eu gosto, acho bem bonita, tranquila, gosto do interior também, nas montanhas e cidades que têm cachoeiras. Quero fazer umas trilhas por aí.

Terra - Você já viajou bastante para fora para desfilar?
Mariana Santana - Já fiz Nova York, alta-costura em Paris e Londres.

Terra - Você faz faculdade?
Mariana Santana - Faço Artes, estou no segundo semestre, mas está difícil, não consigo trabalhar e estudar ao mesmo tempo. O primeiro semestre tive que abandonar uma parte, agora não sei como vou fazer.

Terra - Como é sua rotina?
Mariana Santana - Às vezes tem trabalho, às vezes não, mas sempre tento fazer ioga, exercícios de respiração, movimentar o corpo. Não gosto muito de academia, mas de capoeira e dança eu gosto.

Terra - E a alimentação?
Mariana Santana - Não como carne, sou vegetariana desde os 18 anos, e gosto de comer coisas orgânicas, frutas e chocolate.

Terra - O que mais gosta do Rio?
Mariana Santana - Das praias, e quero fazer as trilhas, dizem que é muito legal.

Modelos contam que rotina da profissão não é só glamour
Terra - Em termos de concorrência entre as tops, você acha que lá fora é maior do que aqui?
Mariana Santana - Não sei, não gosto. Se for pra você desfilar, você vai. Tem uma energia que ronda sua vida que vai determinar o que vai acontecer. Acho que a energia da vida vai sempre tentar te levar para o caminho que você tem que seguir e evoluir. Não tem porque ter inveja e ficar competindo.

Terra - Mesmo já tendo alguns carimbos no passaporte, quais são os lugares que você ainda pretende conhecer?
Mariana Santana - Quero ir para o Havaí, para o Peru, quero conhecer a América Central, quero ir nas tribos, no Oriente, conhecer a cultura deles e a espiritualidade, também quero ir pra China, para a Ásia, muitos lugares. Lugares com energia legal pelo mundo.

Terra - Quais são suas medidas?
Mariana Santana - Agora tenho que emagrecer um pouco porque eu torci meu joelho e não estava conseguindo fazer exercícios. Estou com 90 cm de quadril, tenho que perder um pouco. Peso 53 kg, mas o ideal é 50 kg.

Terra - O que é mais difícil de resistir? Um doce, um sapato caro ou um cara bonitão?
Mariana Santana - Acho que o doce. Porque o cara bonitão pode ser chato, vou ter que conhecer primeiro. Um sapato bonito não precisa ser caro. E doce quando você quer, fica pensando nele.

Terra - Na sua opinião, qual país é referência em moda atualmente?
Mariana Santana - Acho que Paris, que tem todas aquelas lojas. Também acontece muita coisa em Nova York. E Milão também, todos os estilistas bons são de lá.

Terra - O que você acha que a moda brasileira tem como diferencial em relação aos outros países?
Mariana Santana - Os biquínis, várias pessoas vêm de fora e querem comprar. Se você for comparar, realmente o design é melhor, a estampa é mais bonita. O Brasil tem jeito para fazer biquíni.

Terra - Qual é a melhor parte de ser modelo?
Mariana Santana - Ganhar dinheiro fácil. Você fazer uma semana de moda, é difícil. Mas por exemplo, minha mãe é professora do estado e em um dia eu posso ganhar o que ela ganha em um mês, então é uma coisa fácil. Às vezes quando estou viajando, fico com saudade, ou quando engordo, tenho que fazer um esforço, isso é difícil. Mas modelo ou não, você tem que cuidar de você, do seu corpo, do seu espírito. Acho que todo mundo deveria fazer isso. Então isso já é o que eu deveria fazer como ser humano, não é porque sou modelo. Eu tenho que ir em teste, vejo a pessoa por 10 minutos, se gosta de mim, ela me escolhe, trabalho alguns dias e ganho coisa que algumas pessoas demoraram mais de um mês para ganhar. Muitos  que trabalham todos os dias podem ganhar o que uma modelo ganha em um dia. Eu não gosto de trabalhar todo dia, de rotina de trabalho, todo dia ir pra um lugar e fazer uma coisa, servir alguém. Gosto de fazer um trabalho que me engrandeça. Como modelo, eu tiro as fotos, gasto pouco tempo, mas posso trabalhar em mim, trabalhar meu interior e ao mesmo tempo ser modelo e ganhar muito dinheiro. E não sou de gastar muito, tenho planos para o meu dinheiro. Então é ótimo trabalhar como modelo, é uma grande oportunidade, juntar dinheiro agora que eu sou jovem, e ter tempo pra me conhecer e fazer outras coisas importantes.

Terra - E o que o dinheiro trouxe de bom para você?
Mariana Santana - Segurança no futuro. Antes quando eu estava no ensino médio eu ficava muito indecisa, não queria ter que estar fazendo a mesma coisa todos os dias, com o mesmo número de horas.

Terra - E o que você daria de conselho para as meninas que estão começando?
Mariana Santana - Para cuidarem da mente e do espírito e se protegerem, porque tem muita gente que quer sugar sua energia. Não se abrir com todo mundo. Não ficar iludida, porque tem muito promoter que finge ser amigo das modelos mas está ganhando dinheiro em cima delas. Elas se perdem, porque viajam muito novas.

Fashion Rio Verão 2014
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de verão 2014 do Fashion Rio, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 15 e 19, os desfiles serão transmitidos direto da Marina da Glória, na capital fluminense, pela parceria entre o Terra e FFW. Além das transmissões ao vivo, o Terra terá os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e da jornalista de moda Rosângela Espinossi. 

Nesta temporada de verão, o Fashion Rio conta com os desfiles de 25 grifes, entre elas Blue Man, TNG e Herchcovitch. Esta edição do evento marca de forma definitiva a mudança no calendário da moda brasileira.

 
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade