PUBLICIDADE

Saiba tudo o que rolou na edição de verão Fashion Rio

Com a promessa de um verão confortável, a 25ª edição do evento contou com tecidos fluidos, celebridades e viu ressurgir na passarela as controversas pochetes

14 abr 2014 07h37
ver comentários
Publicidade
<p>Famosos e moda praia marcam o Fashion Rio Verão 2015</p>
Famosos e moda praia marcam o Fashion Rio Verão 2015
Foto: Mauro Pimentel/ Daniel Ramalho / Terra

Está confirmado: o top mais fechado é a maior tendência de moda praia para o verão de 2015. A 25ª edição do Fashion Rio, realizada entre terça-feira (8) e sexta-feira (11), mostrou que a peça estará presente em todas as coleções do gênero. Apesar do recorte mais comportado para a parte de cima dos biquínis, os estilistas não economizaram em transparências, decotes e fendas generosos em seus desfiles. Na passarela, o destaque ficou para os famosos, representados por celebridades como Bruna Marquezine, Di Ferrero, Sophia Abrahão, Fiuk, Reynaldo Gianechini, Giovana Antonelli, Tainá Müller, entre outros, e para as pochetes, que “ressuscitaram” no desfile da Espaço Fashion. No rol dos looks para serem usados fora da praia, as grifes apostaram em tecidos fluidos, muito vistos em comprimentos mídi. O verão promete ser confortável e cheio de movimento.

A Patrícia Viera abriu os trabalhos com sua coleção inspirada em Punta del Este. O ponto alto da coleção foram as peças em couro com tratamento metalizado. A Alessa buscou suas referências no Barroco, representado em estamparias que lembravam afrescos. Com Anderson Silva entre os modelos, a Ausländer trouxe uma mistura de peças de basquete com alfaiataria, náilon, moletom e a tela de neoprene. Destaque do primeiro dia, a Osklen Praia agradou em sua estreia, apresentando uma moda praia com ares retrô, dos anos 50 e 60.

Ao som de rap em castelhano, a Oh, Boy! usou tie dye e sobreposições para apresentar a coleção inspirada na Guatemala. Em seguida, a Espaço Fashion mostrou um verão brega-chique e surpreendeu duas vezes: primeiro com uma nave tecnobrega instalada na passarela e, depois, com o resgate das pochetes ao cenário da moda. A Maria Filó destoou da tendência de estampas coloridas e tonalidades vibrantes, fazendo referência ao seu tema, os mercados centrais, de forma sutil, apenas nos detalhes. O desfile da Coca-Cola Jeans encerrou o segundo dia de evento com Bruna Marquezine, Di Ferrero, Fiuk e Sophia Abrahão, desfilando os looks esportivos da coleção.

No terceiro dia, os desfiles começaram pela apresentação oficial dos uniformes de voluntários da Copa do Mundo de 2014, desenvolvidos pela Adidas, com Fernanda Lima, Cafu e as gêmeas do nado sincronizado. A R. Groove foi a primeira grife a se apresentar, mostrando uma visão estética das manifestações que marcaram 2013. O verão exótico da Salinas veio inspirado na obra do pintor pós-impressionista francês Paul Gauguin. A Cantão propôs um verão confortável e elegante, com todas as peças em um shape mais largo. A Victor Dzenk veio na sequência, ao som de harpa, trazendo uma coleção com brilho e tecidos esvoaçantes. Para finalizar, a TNG abriu seu desfile com Giovanna Antonelli, Reynaldo Gianecchini e Tainá Müller, o triângulo amoroso da novela Em Família. A grife apostou em jeans mais chiques, com aplicações de flores e manchados, mas o destaque ficou mesmo para a cena em que o ator colocou as mãos nos bumbuns das colegas de elenco.

A despedida do Fashion Rio aconteceu com classe. A 2nd Floor fez seu desfile em um armazém e propôs sobreposições, como bermudas sobre leggings, inclusive para os homens. De volta à Marina da Glória, o evento seguiu com a Triya, que trouxe uma coleção multicolorida, com babadinhos e calcinhas mais largas. A Filhas de Gaia se inspirou nas sereias e abusou dos babados em saias, vestidos e blusas. A apresentação da Lenny Niemeyer encerrou a semana de moda carioca com chave de ouro. Sofisticação e um tom rústico chique deram charme e sensualidade ao verão da grife.

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da Lenny Niemeyer:
Lenny Niemeyer

Lenny Niemeyer encerrou a 25ª edição do Fashion Rio com chave de ouro. Inspirada na botânica, a estilista transformou a passarela em uma espécie de estufa e apresentou sua coleção com tons crus e cáquis. As peças vinham com as bordas desfiadas, com um tom rústico chique. A grife trabalhou com flores manchadas, em estampas que apareciam com se fossem em 3D, saindo para fora das peças, por conta dos tecidos leves aplicados e finalizados com leves drapeados. Shorts com tops e blazeres, que também faziam pares com calças largas, e macacões pantalonas entram no rol de peças para serem usadas fora das praias.

 

Filhas de Gaia

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da Filhas de Gaia:

Assim como Victor Dzenk, a Filhas de Gaia também se inspirou no mundo marítimo para o verão e se baseou nas sereias para criar uma coleção cheia de babados. Muitos, inclusive, em proporções exageradas, aparecendo em saias, vestidos e blusas. A marca usou também salopete, como a desfilada por Carol Francischini. Nas mãos, algumas modelos vinham com luvas tramadas de metal, inspiradas nas redes de pescadores, e nos pés, mules, também tramados. Peças teladas em preto e branco criavam um interessante jogo ótico, principalmente quando combinados com listras finas.

Triya

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da Triya:

O verão Triya veio ao Fashion Rio cheio de movimento. Com 40 ventiladores na passarela, a grife trouxe modelos com cabelos e panos esvoaçantes, para trabalhar o mote da coleção multicolorida, que veio com estampas geométricas e perfume psicodélico. O desfile confirmou que os tops fechados são as peças-chave do verão 2015. As hot pants também apareceram, ora com transparências, ora com tiras. Babadinhos, calcinhas mais largas, retas, ou pequenas, pontuaram a exuberante apresentação da Triya.

2nd Floor

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da Ellus 2nd Floor:

Em passarela armada no primeiro armazém da Região Portuária do Rio de Janeiro, a Ellus 2nd Floor apresentou uma coleção inspirada nas praias do México. As referências ao litoral mexicano vieram em estampas localizadas das folhas de palmeiras, ou misturadas em várias cores, criando um efeito geométrico. A linha de verão, com styling de Alexandre Herchcovitch, trouxe sobreposições, como bermudas sobre leggings, inclusive para os homens. A modelo Laura Neiva foi destaque no desfile da grife.

TNG

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da TNG:

Giovanna Antonelli, Reynaldo Gianechini e Tainá Müller abriram o desfile da TNG com estilo e uma surpresa. Na volta da primeira entrada do trio, que vive um triângulo amoroso na novela Em Família, Gianechini colocou as mãos nos bumbuns das atrizes, cena que rendeu fotos e comentários. A coleção da TNG veio inspirada no Jardim Botânico do Rio, com sua fauna e flora. Jeans mais chiques, com lavagens claras ou em tons escuros, com aplicações de flores e manchados foram uma das apostas da grife para o verão.

Victor Dzenk

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da Victor Dzenk:

Ao som da harpa de Cristina Braga, da Orquestra Municipal do Rio, a Victor Dzenk resgatou a lendária Atlântida na passarela do Fashion Rio. Com o capricho do estilista mineiro nas aplicações de cristais, a grife propôs um verão brilhante, que fez jus ao seu DNA: mulheres com metros de tecidos esvoaçantes. As peças vinham estampadas digitalmente, com conchas, estrelas do mar e, para os homens, desenhos de mapas navais. Ear cuffs pontudos deixaram as modelos com aparência de seres marítimos.

Cantão

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da Cantão:

Com o tema Origem, o desfile da Cantão teve perfume natural, trazendo peças elegantes e confortáveis para o verão. Passaram pela passarela vestidos longos, amplos, pantalonas mídi, algumas transparentes, outras usadas com blusas na altura da cintura, tudo com um shape mais larguinho. Na cartela de cores, vieram tons de nude e alguns trabalhos étnicos, com detalhes de miçanga. Os tons vivos também apareceram, como o azul-turquesa das primeiras peças, o laranja, o vermelho-cereja e o marinho, que surgiam em tecidos que agradam ao toque com a pele, como seda lavada, crepe de chine, linho, tafetá e couro.

Salinas

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da Salinas:

A Salinas levou para a passarela um verão exótico, inspirado na obra do pintor pós-impressionista francês Paul Gauguin (1848-1903), cuja grande parte do trabalho foi dedicada às paisagens e às mulheres do Taiti. Com destaque para os tops mais fechados, acompanhados pelos bodies, a moda praia multicolorida da grife veio com diversas modelagens, das menores às grandes. Renda, blusas curtas de modelagem ampliada e bermuda ciclista marcaram presença. Vistos no desfile, os óculos de lentes arredondadas são considerados tendência.

R. Groove

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da R.Groove :

A R. Groove mostrou na passarela uma visão estética das manifestações públicas que aconteceram no Brasil e no mundo em 2013. Os protestos foram lembrados em estampas minimalistas, com frases e palavras que faziam alusão ao anti-conformismo demonstrado nas ruas. Com materiais como neoprene, linhão, sarja e couro, a coleção de verão da R. Groove apresentou um verão em preto e branco, que também trouxe referências a quimonos e às artes marciais. Lenços grandes usados sob bonés de aba reta e túnicas retas até os joelhos apareceram no desfile.

Uniformes de voluntários da Copa

Desenvolvido pela Adidas, o uniforme oficial dos 14 mil voluntários que trabalharão na Copa do Mundo de 2014 foi apresentado no Fashion Rio. Fernanda Lima, Cafu, Belletti, a top piauiense Laís Ribeiro e a gêmeas do nado sincronizado, Bia e Branca Feres, desfilaram ao lado de 15 pessoas que trabalharão durante o Mundial no Brasil. Com modelos especiais para cidades-sede mais frias, o conjunto traz calças pretas e casacos, camisetas e bonés azuis, com desenhos estilizados e coloridos de pessoas, folhagens e sol. Na parte de trás da roupa, a palavra Volunteer.  Os tênis são pretos, com cadarços azuis.

Coca-Cola Jeans

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da Coca-Cola:

Famosos coloriram a passarela da Coca-Cola Jeans. A apresentação contou com o músico Di Ferrero, a atriz Sophia Abrahão, o cantor Fiuk e a atriz Bruna Marquezine, que desfilou pela grife pela terceira vez consecutiva. A exibição na passarela começou com tons off-white e esquentou depois, com peças em tonalidades quentes, como o bloco de abóbora.  Com o tema Move, a Coca-Cola mais uma vez se inspirou nos esportes, principalmente os aquáticos, para criar sua coleção de verão. Roupas largas e confortáveis, parkas, bermudas, saias-lápis, shorts, t-shirts, vestidos regata, tops e hot pants foram destaque na linha.

Maria Filó

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da Maria Filó:

A Maria Filó resolveu mostrar no Fashion Rio que feira é coisa de gente chique. Apesar do mote da linha, os mercados centrais, a grife fugiu da tendência de estampas coloridas e tonalidades vibrantes, deixando apenas nos detalhes as referências ao tema. Toques sutis levaram à passarela símbolos tradicionais do comércio, como barracas, aventais de feirantes, peixes, redes de pescadores, caixas de madeira, entre outros. Peças lisas e texturizadas fizeram lembrar cascas de frutas.

 

Espaço Fashion

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da Espaço Fashion:

A Espaço Fashion surpreendeu em seu desfile na semana de moda carioca. A grife levou à passarela uma nave tecnobrega comandada pelo DJ paraense Waldo Squash, um dos mais conhecidos do estilo musical. O destaque do desfile brega-chique ficou por conta das pochetes, em nova modelagem.  Tendo as festas populares com tema, a linha de verão da grife trouxe estamparia multicolorida, com bandeirinhas, flores renovadas da chita e imagens religiosas. Pink, laranja, azul e verde, além de tons neutros e terrosos, apareceram na cartela de cores.

Oh, Boy!

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da Oh Boy:

Ao som de um rap em castelhano, a Oh, Boy! apresentou uma coleção de verão inspirada na Guatemala. Com tie dye e sobreposições aos montes, a grife apostou em top cropped, saias mídis, silhueta ampla e estampas de vasos e de pipas supercoloridas, símbolo de celebração tradicional do país da América Central. Nos pés, sandálias tipo Birkin, com plataforma de madeira ou tratorada. Algumas modelos tiveram visível dificuldade para se equilibrar sobre a passarela forrada de areia.

Osklen Praia

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da Osklen:

Com desfile realizado em mansão, a estreia da Osklen Praia iniciou sua apresentação com uma leva de peças em preto e branco, com saias ajustadas, shorts tipo hot pants e tops. A coleção, feita em parceria com Alexia Niedzielski, diretora da  System Magazine, e com a it girl e atriz italiana Bianca Brandolini, propôs um verão com ares retrô, dos anos 50 e 60, com seus sutiãs pontudos e modelagem ajustada.

Ausländer

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da Ausländer:

A Ausländer levou o lutador Anderson Silva à passarela do Fashion Rio. O desfile, que também contou com a presença de Thaila Ayala e Yasmin Brunet, mostrou uma coleção que misturava peças de basquete com alfaiataria, náilon, moletom e a tela de neoprene. Hot pants, como a usada por Laís Ribeiro, e maiô com jaquetinha da cerveja, desfilado por Carol Francischini, vinham também com sapato de salto quadrado e meia soquete.

Alessa

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da Alessa:

Com o tema Barroco, Alessa apostou na estamparia que lembra afrescos de igrejas, painéis com imagens celestiais e de anjos, castiçais e lustres. A parte "religiosa" surgiu em tons claros, azuis, brancos, rosês. A parte barroca, com desenhos dourados sobre fundo preto, ou branco. E, se no inverno a silhueta era mais contida e reta, agora também houve o retorno do amplo, visto em saias godês, calças e macacões tipo pantalonas e vestidos fluidos, em seda pura com algodão, neoprene e cetim.

Patrícia Viera

Fashion Rio Verão 2015: veja desfile da Patrícia Viera :

Patrícia Viera abriu a 25ª edição do Fashion Rio com inspiração em Punta del Este para seu verão 2015. O desfile começou com peças feitas em losangos no tom de tangerina, costurados com tricô e crochê de linha por detentas da Unidade Prisional Feminina Capixaba. Depois, vieram azuis (acqua), areia, marinho e verdes, tudo pensado e texturizado com o que a estilista viu e sentiu no balneário. O ponto alto da coleção foram as peças em couro com tratamento metalizado, com a saia evasé e a jaqueta, furta-cor.

Famosos
Considerado um dos principais eventos da moda no Brasil, o Fashion Rio não teve as atenções voltadas para as passarelas. As personalidades que chegavam à Marina da Glória para acompanhar os desfiles também eram alvo de fotógrafos, jornalistas e curiosos que estavam à espera da movimentação. Modelos, estilistas, músicos, atores, atrizes e diversos outros famosos deram mais brilho aos dias no Rio de Janeiro.

O primeiro dia teve pouco destaque nesse sentido. A apresentadora Glória Maria e a cantora Fernanda Abreu estiveram entre os principais nomes dos bastidores. “Para quem trabalha com a TV, não estar na moda é estar perdida”, disse a primeira. As irmãs Michelle e Giselle Batista, atrizes, também deram o ar da graça.

O segundo dia foi um pouco mais movimentado, em boa parte graças ao desfile da Coca-Cola Jeans. A grife contou com nomes como Fiuk e Di Ferrero em seu desfile, que encerrou a noite. O vocalista do NXZero admitiu que recebeu dicas da namorada, a top Isabelli Fontana, para subir às passarelas.

Fiuk, por sua vez, chamou ainda mais a atenção ao protagonizar um beijo com a atriz Sophia Abraão, sua namorada, no backstage. “Amor é uma coisa que você tem a dois. O resto é uma consequência do destino”, filosofou o ator e cantor.

Coube a outro nome escolhido para desfilar pela Coca-Cola Jeans, no entanto, causar o maior burburinho do segundo dia de desfiles: Bruna Marquezine. A atriz, agora ex-namorada do craque Neymar, chegou de minissaia ao local das apresentações, e admitiu nervosismo para desfilar. “Me tremo toda”, contou.

Mesmo sem desfile na quarta-feira, a TNG também provocou burburinho ao levar o trio Reynado Gianecchini, Giovanna Antonelli e Tainá Müller para provar os figurinos do desfile do dia seguinte. Os três, em cartaz na novela Em família, posaram para fotos e escolheram roupas para o evento.

O trio não decepcionou e foi destaque na quinta-feira, dia do desfile da grife, mas não foi o único alvo de flashes. Mesmo de cadeira de rodas, a sambista Beth Carvalho foi muito assediada pelo público que foi ao desfile da Victor Dzenk. Foi o primeiro desfile ao vivo acompanhado por Beth Carvalho.

Do lado de fora das apresentações, nomes como Ingra Liberato e Renata Molinaro também foram clicadas pela boa forma. A atriz creditou o resultado a dietas, exercício e paz de espírito, enquanto a panicat – que retomou o namoro com o personal trainer Eduardo Meyer – comemorou os efeitos de ter cortado do cardápio a lactose.

Quem não passou despercebida também foi a funkeira Valesca Popozuda, responsável pelo sucesso Beijinho no Ombro. No Fashion Rio, porém, Valesca fugiu de polêmica ao ser perguntada a respeito da inclusão de um trecho da letra do funk em uma prova no DF, evitando o rótulo de “pensadora”.

Nesta sexta-feira, dia de encerramento do evento, o estilista Alexandre Herchcovitch e a modelo Letícia Birkheuer estiveram entre os principais nomes – ele assinou o styling do desfile da Ellus 2nd Floor, enquanto ela compareceu para o desfile da Lenny Niemeyer.

A atriz Antônia Fontenelle também se destacou ao chegar para o desfile da Filhas de Gaia. Após realizar um ensaio fotográfico, a ex-mulher de Marcos Paulo passou em shopping, comprou vestido e sapatos, trocou-se no banheiro ali mesmo e correu para a Marina da Glória, a tempo de acompanhar a passarela.

 

Terra transmite desfiles do Fashion Rio

O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmitirá ao vivo e com exclusividade para web os desfiles da coleção de verão 2014/2015 do Fashion Rio, entre 8 e 11 de abril. A transmissão será direto da Marina da Glória, na capital fluminense, e estará disponível inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. 

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade