PUBLICIDADE

Costureiras fazem reparos de emergência no Fashion Rio

Francisca Leuda Canuto de Souza e a filha, Érica, trabalham nos backstages da semana de moda carioca e costuram as peças até mesmo no corpo dos modelos

11 abr 2014 11h31
ver comentários
Publicidade
Francisca Leuda Canuto de Souza e a filha Érica Canuto de Araújo fazem reparos e ajustes de emergência em desfiles do Fashion Rio. "Quando acaba e o pessoal grita, é uma alegria. Dá orgulho de ver as nossas peças. Quando elas saem em revistas então, eu falo para os outros: "essa aí fui eu que fiz"", conta Francisca
Francisca Leuda Canuto de Souza e a filha Érica Canuto de Araújo fazem reparos e ajustes de emergência em desfiles do Fashion Rio. "Quando acaba e o pessoal grita, é uma alegria. Dá orgulho de ver as nossas peças. Quando elas saem em revistas então, eu falo para os outros: "essa aí fui eu que fiz"", conta Francisca
Foto: Luciana Monteiro / Terra

Faltavam poucos minutos para as modelos da Animale entrarem nas passarelas quando as botas que elas usavam arrebentaram. O zíper, frágil, não subia para fechar os calçados justos. Foi aí que entrou em ação a costureira Francisca Leuda Canuto de Souza, de 59 anos. "Tive que costurar o zíper com elas já calçadas, na maior correria, porque elas tinham que desfilar em minutos", conta Francisca.

A história aconteceu no São Paulo Fashion Week, mas consertos de emergência como esses não são raros em desfiles de moda, inclusive no Fashion Rio, onde Francisca está trabalhando. Costureira "desde que nasceu", Francisca aprendeu o trabalho sozinha e, aos 10 anos de idade, fez o primeiro curso. "Eu fazia as roupas das minhas bonecas e as minhas", lembra. Nesta edição do Fashion Rio ela estava escondidinha atrás da máquina de costura em um canto do camarim da grife R. Groove. À sua volta, agulhas, botões, roupas espalhadas e peças presas nas araras ou dispostas no chão. Os modelos faziam a última prova, desfilando para lá e para cá. A seu lado, a fiel escudeira: a filha Érica Canuto de Araújo, de 28 anos, professora de creche e costureira nas horas vagas.

O backstage estava tranquilo, até que surge um pedido e mãos na massa: Francisca providencia a retirada de uma gola de camisa, resolvida de última hora. A filha vai prender botões em outra peça. "Na quarta-feira, fui eu que ajustei a roupa da atriz Bruna Marquezine para o desfile da Coca-Cola Jeans. Precisou apenas apertar um pouco", conta, referindo-se à famosa global da novela Em Família, que causou alvoroço no Fashion Rio.

Para a R. Groove, Francisca e Érica trabalharam não só nesta quinta-feira. Na noite de quarta-feira, fizeram a prova de roupas e ajuste nos modelos e viraram a noite trabalhando. "Temos sempre que deixar as roupas um pouco mais largas, para não ter problema", conta Francisca. A algumas horas dos desfiles, os pedidos mais comuns são prender botão e fazer bainhas. "Costurar as roupas com as modelos usando é difícil. Fico com medo de machucar a modelo com a agulha", diz Érica. Érica prefere dar aulas e não quer seguir profissão na costura. Mas gosta de ver os famosos nos camarins. "Gosto de ficar perto dos modelos. É um trabalho envolvente", diz Érica, que afirma que as tops são humildes e tratam todos bem. 

O momento dos desfiles é especial para elas também. "Nunca vi lá de dentro da sala de desfiles, só pela TV que fica no backstage", diz Érica, confessando para a mãe a curiosidade. Francisca, que já fez milhares de peças inteiras para grifes como Animale e Reserva por quatro anos (e não apenas os consertos de última hora), se enche de orgulho para falar da emoção de ver as tops com suas peças nas passarelas. "Quando acaba e o pessoal grita, é uma alegria. Dá orgulho de ver as nossas peças. Quando elas saem em revistas então, eu falo para os outros: 'essa aí fui eu que fiz'", conta Francisca.

Terra transmite desfiles do Fashion Rio
Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmitirá ao vivo e com exclusividade para web os desfiles da coleção de verão 2014/2015 do Fashion Rio, entre 8 e 11 de abril. A transmissão será direto da Marina da Glória, na capital fluminense, e estará disponível inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas.

<a data-cke-saved-href="http://moda.terra.com.br/fashion-rio/vc-usaria-verao-2015/" href="http://moda.terra.com.br/fashion-rio/vc-usaria-verao-2015/">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade