PUBLICIDADE

De Janja a Grace Kelly: veja 12 vestidos de noiva famosos

20 mai 2022 13h37
ver comentários
Publicidade

O casamento mais comentado dos últimos meses, de Rosângela da Silva, a Janja, com o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva, movimentou as redes sociais e o noticiário do país desde antes da quarta-feira (18), quando aconteceu a cerimônia. Embalados no assunto, resolvemos lembrar 12 modelos de vestidos de noiva das famosas de várias épocas. Alguns deles se tornaram emblemáticos, icônicos e foram copiados à exaustão, muitos até hoje.

Camila Queiroz de noiva
Camila Queiroz de noiva
Foto: Divulgação/Lethicia Bronstein / Elas no Tapete Vermelho

Entre eles, o da atriz que virou princesa Grace Kelly, nos anos 1950, e das integrantes da família real britânica, como Lady Di, Kate Middleton e Meghan Markle. Além do vestido de Janja, separamos também de atrizes e modelos brasileiras. Algumas delas já se separaram, mas os vestidos usados podem servir de inspiração para as noivas de 2022. Sim, há uma explosão de casamentos neste ano, uma vez que após dois anos de confinamento quase total, houve um represamento da demanda pelas cerimônias.

Vestidos de noiva famosos (Fotos: Reprodução/Instagram/Divulgação)
Vestidos de noiva famosos (Fotos: Reprodução/Instagram/Divulgação)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Janja da Silva

Com bordados feitos pelas artesãs da região do Seridó do Rio Grande do Norte, da cidade de Timbaúba do Batista, o vestido de noiva de Rosângela da Silva, a Janja, assinado por Helô Rocha, levou três meses para ser confeccionado. Em tom off-white, traz modelagem com dorso em corset, mangas bufantes e decote ombro a ombro.

Todos esses elementos estão entre as principais trends do momento e podem compor produções para várias ocasiões. As mangas largas são tendências desde antes da pandemia e se mantiveram firmes e fortes. O corset tem invadido passarelas e araras das lojas. E o decote ombro a ombro também está entre os mais cotados do momento.

Grace Kelly

Um dos vestidos mais icônicos da história foi o usado por Gace Kelly, em seu casamento com o príncipe Ranier de Mônaco, em 1956. Trata-se de um modelo de gola alta, dorso de renda ajustado e saia ampla de se tafetá de seda, com pérolas bordadas. O véu de tule e preso com uma tiara de flores. O modelo foi desenhado pela figurinista de cinema Helen Rose, indicada oito vezes ao Oscar e levou duas estatuetas. Lembrando que Grace abandonou a carreira de atriz para virar princesa. O modelo é um dos mais copiados até hoje.

Kate Middleton

Dizem até que o vestido de Grace Kelly serviu de inspiração para Sarah Burton, da grife Alexander McQueen, na criação do vestido de noiva de sua Catherine Middleton com o príncipe William, em 2011. Se é verdade ou não, não se sabe, mas o modelo usado pro Kate é muito parecido e também passou a ser muito copiado. É clássico e eterno.

Megan Markle

Meghan Markle usou em seu casamento com o príncipe Harry, em 2018, vestido criado pela inglesa Claire Waight Keller, diretora criativa da grife francesa Givenchy, em parceira com a noiva. O modelo sóbrio e clean trazia decote canoa e deixava  apenas uma pequena faixa do colo e dos ombros à mostra. A peça de linhas limpas e mangas três quartos vinha uma saia levemente mais ampla e cauda pequena.

O véu comprido representa os 53 países de Commonwealth, com bordados de flores típicas de cada um dos países. Com cinco metros de comprimento, na frente cobria o rosto da atriz enquanto ela entrava na catedral de Saint George, no castelo de Windsor. A equipe de bordadeiras levou centenas de horas para bordar o véu, lavando as mãos a cada 30 minutos para manter o tule e os fios impecáveis.

Sheron Menezzes

Sheron Menezzes casou em abril com Saulo Bernard, seu companheiro há 10 anos, com vestido assinado por Roberta Calazans. Como o casamento foi na praia, escolheu vestido de noiva sem enfeites, com ombro assimétrico e leve volume. O buquê com arruda, espada de são jorge e bouganville em cor viva foi feito a partir de um sonho da atriz e combinou  com a decoração da festa.

Sasha

Sasha se casou há um ano, em 22 de maio de 2021, com modelo tomara que caia vem com saia ampla e rodada e traz aplicações de ramos de flores. Em tom off white, o mesmo usado pelo noivo, a peça foi confeccionada por Michelly X, estilista que já fez vários looks para Xuxa e outras famosas.

De tule francês bem macio, usado em produções de alta-costura, as aplicações foram alfinetadas pela própria Sasha. "Tudo foi feito em menos de um mês. Sasha acompanhou todo o processo e veio ao meu ateliê várias vezes. Fizemos várias provas até chegar do jeito que ela queria"", disse Michelly X na época ao "Elas no Tapete Vermelho". A noiva casou descalça à beira-mar.

Camila Queiroz

Casamento Camila Queiroz e Klebber Toledo –
Casamento Camila Queiroz e Klebber Toledo –
Foto: Divulgação/Lethicia Bronstein( / Elas no Tapete Vermelho

Camila Queiroz se casou em agosto de 2018 com vestido assinado pela estilista Lethicia Bronstein, que demorou cerca de 5 meses para ficar pronto e tem 461 flores de tecido confeccionadas e bordadas à mão. O resultado foi um modelo romântico, com toques de alta-costura, deixando os ombros à mostra, como se os braços estivessem envolvidos em tule.

As flores foram confeccionadas em processo totalmente artesanal. "As pétalas são cortadas uma a uma e depois 3 a 4 pétalas são unidas por 1 pérola e costuradas à mão para, aí sim, poderem ser aplicadas no vestido", explicou a estilista, que usou organza de seda, organdi, tule e gorgorão para confeccioná-las.  O véu tinha 3 m de comprimento e bem transparente, para deixar todo o vestido à mostra.

Carol Celico

Carol Celico disse sim ao empresário Eduardo Scarpa, em cerimônia religiosa e civil na igreja Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo, em setembro de 2021. A ex-mulher do jogador Kaká usou look composto por saia e blusa de renda, assinado pela estilista Paula Raia.

O vestido, na verdade, é uma combinação de duas peças: uma saia justa mídi e uma camisa com colarinho e cintura peplum, com babado que dá volume à região dos quadris. Em depoimento à revista "Vogue", a influenciadora disse: "Amei o tecido, o formato de duas peças resultando em um vestido único."

Claudia Raia

Em 2018, Claudia Raia se casou com o companheiro Jarbas Homem de Mello, com vestido também criado pela estilista Lethicia Bronstein. O modelo teve a parte de cima toda feita em tule, com drapeado à mão. As mangas, com ênfase nos ombros e levemente amplas, trazem referências dos anos 1980.

Na época, as mulheres tinham que enfrentar os homens no mercado de trabalho, para isso, apostaram em valorizar os ombros, deixando-os mais altos e fortes, com ombreiras. Os vestidos de noiva na época vinham com o recurso ou com mangas bufantes, dando também realce à região, como no modelo usado por Lady Di, em seu casamento com o príncipe Charles, em 1981.

Lady Di

Lady Di
Lady Di
Foto: Reprodução / Elas no Tapete Vermelho

O vestido usado pela princesa Diane Spencer, em seu casamento com príncipe Charles, em 1981, marcou época e foi copiado mundo afora. Lady Di, morta num acidente em 1997, em Paris, escolheu modelo com saia supervolumosa em modelo romântico, com mangas bufantes e cauda enorme. Os bordados à mão em minúsculas lantejoulas e pérolas de madrepérola criaram um efeito deslumbrante na peça confeccionada em tafetá de seda marfim.

Babados de renda adornando o decote e as mangas completavam vestido, desenhado por David e Elizabeth Emanuel. O corpete ajustado vinha com aplicações de renda e laço que pertencia à rainha Mary. O véu de tule de seda marfim era salpicado de lantejoulas de madrepérola. Lady Di usou tiara de diamantes da família Spencer.

Isabeli Fontana

Isabeli Fontana e o vestido de noiva da Água de Coco (Fotos: Reprodução/Instagram)
Isabeli Fontana e o vestido de noiva da Água de Coco (Fotos: Reprodução/Instagram)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Em 2016, Isabeli Fontana se casou com Di Ferrero, nas Ilhas Maldivas. Ousada, a top ousou ao optar por vestido todo transparente, assinado por Liana Thomaz, da Água de Coco. A peça, que demorou quatro meses para ficar pronta, contava com mais de 10 mil cristais e 30 mil canutilhos brancos. A maquiagem leve da noiva foi assinada por Rodrigo Costa e o coque alto foi incrementado com flores de porcelana também criadas por Liana Thomaz.

Isabeli Fontana e o vestido de noiva da Água de Coco (Fotos: Reprodução/Instagram)
Isabeli Fontana e o vestido de noiva da Água de Coco (Fotos: Reprodução/Instagram)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Isis Valverde

Isis Valverde
Isis Valverde
Foto: Reprodução/Instagram / Elas no Tapete Vermelho

Em 2018, Isis Valverde se casou com o modelo André Resende. A separação do casal foi anunciada em janeiro deste ano. O vestido todo bordado à mão foi criado por Helô Rocha para o Atelier Le Lis, em conjunto com a própria atriz. Os bordados ficaram por conta da equipe do Atelier Natalia Rios. Foram feitos com com contas translúcidas e peroladas. Detalhes florais também enfeitam o vestido, usado com um enorme véu, durante sua entrada para o altar, ao ar livre, no sítio escolhido como locação. A peça levou três meses para ser produzida.

Elas no Tapete Vermelho
Publicidade
Publicidade