PUBLICIDADE

Crie o look de trabalho ideal com bermuda masculina; aprenda

19 fev 2014 07h13
| atualizado em 26/2/2014 às 10h53
ver comentários
Publicidade

Durante todo o mês de janeiro, as redes sociais foram cenário para manifestos a favor da liberação do uso da bermuda pelo público masculino no ambiente de trabalho, devido ao intenso calor. Seguindo o exemplo da Polícia Militar de Santa Catarina, escritórios de diversas cidades brasileiras atenderam ao pedido e permitiram que os homens deixassem as pernas de fora enquanto os termômetros não baixassem a temperatura. Para não perder a linha, contudo, é preciso ter atenção ao vestir a peça.

“Essa abertura deve ser usada com bom senso, não esquecendo que apesar de estar com uma bermuda, que é uma peça mais descontraída, o homem está no ambiente de trabalho. O jeito de se vestir não vai mostrar a sua competência, mas vai ajudar a abrir muitas portas”, analisa Maurício Lobo, consultor de moda do Senac Moda Informação.

Para alcançar um resultado elegante e com a cara do verão, é preciso levar em consideração alguns fatores ao criar o look corporativo, como escolher o tecido da bermuda, as cores da camisa ou camiseta, o sapato e até mesmo algum acessório, como pulseiras ou óculos de sol.

Comprimento
As bermudas mais curtas, que surgiram com as barras dobradas, uma inspiração náutica, estão sendo muito usadas agora, sendo uma ótima opção, já que as mais compridas estão démodé. “Sarja é uma boa escolha, pelo fato de o tecido ser mais versátil, assim como o linho e tecido surrado com acabamento fino”, diz o consultor.

Camisa ou camiseta
A bermuda combina tanto com camiseta quanto com camisa. “Se o homem se sentir seguro para usar camisa, vá em frente, porque é uma combinação muito bonita. Mas se ele não se sentir preparado para isso, uma dica pode ser usar camisetas mais sobreas, com gola ‘V’ ou careca”, afirma Maurício.

Sapato
Para não errar no grau de informalidade, o sapato fechado é o mais indicado para acompanhar a peça mais curta. Valem as regras: bermuda e camisa caem bem com mocassim, enquanto looks com camiseta pedem tênis baixo, que nada tem a ver com os modelos de ginástica, como aqueles de molas.

Precaução
Mesmo com o uso liberado da peça curta, o homem pode se precaver e carregar uma calça social na bolsa como reserva. “Se houver uma reunião com um cliente, por exemplo, é necessário manter a seriedade e a formalidade da empresa, pois algumas pessoas ainda consideram a bermuda informal e podem não receber bem a ideia de um funcionário representar a empresa usando a peça. Então, para não errar, leve uma calça na bolsa, para qualquer eventualidade”, recomenda.

Fonte: Agência Hélice
Publicidade
Publicidade