0

Você faz exercício e ainda não emagrece? A ciência explica

Veja por que você faz atividade física e não perde peso - e como isso tem a ver com sua conduta

11 jul 2019
12h35
  • separator
  • 0
  • comentários

Você aderiu a exercícios, mas os dígitos da balança não mudaram? Saiba que tem uma explicação para isso. Segundo a ciência, pessoas com sobrepeso ou obesidade tendem a ter comer mais após a prática física. Este hábito limita as calorias perdidas nos exercícios, pois elas são ingeridas novamente por um pensamento compensatório (como, por exemplo, "já que queimei calorias, posso comer um chocolate agora").

Ciência explica caso você esteja com dificuldade para emagrecer mesmo se exercitando - Foto: Shutterstock
Ciência explica caso você esteja com dificuldade para emagrecer mesmo se exercitando - Foto: Shutterstock
Foto: Foto: Shutterstock / Minha Vida

Como foi feito o estudo

Publicada na revista The American Journal of Clinical Nutrition, a pesquisa reuniu 171 participantes entre 18 e 65 anos com sobrepeso ou obesidade.

Durante seis meses, os pesquisadores analisaram a frequência de atividades físicas dos voluntários, suas taxas de consumo de calorias e de metabolismo.

Ainda, os participantes foram divididos em três grupos:

  • Grupo 1: rotina sem exercícios
  • Grupo 2: rotina de exercícios supervisionados, com gasto calórico semanal de 700 kcal
  • Grupo 3: rotina de exercícios supervisionados, com gasto calórico semanal de 1.600 kcal

Todos os voluntários, de quaisquer grupos, podiam se alimentar como bem desejassem.

Resultados

Os participantes que praticaram exercícios não tiveram mudanças significativas quanto a emagrecer. Isso porque eles tinham mais apetite, ingerindo até 125 kcal a mais por dia após as atividades físicas.

Apesar de sentirem mais fome, não optaram por refeições mais saudáveis. Afinal, os cientistas identificaram um "pensamento compensatório". Ou seja, por praticarem exercícios, as pessoas se sentiam no direito de comerem alimentos não-saudáveis.

Com uma maior ingestão de calorias e com este pensamento de recompensa, o peso dos participantes não diminuiu. Apenas os voluntários que não tiveram este pensamento de recompensa cumpriram a meta de emagrecer.

Portanto, se você deseja emagrecer, a dica é alinhar uma rotina de exercícios com refeições saudáveis. Somente a prática física, mas ainda mantendo uma alimentação não-balanceada, fará com que você não perda gordura e possa se frustrar com os resultados não alcançados...

Minha Vida
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade