PUBLICIDADE

Vínculo forte com os avós ajuda a ser mais feliz

Pesquisa mostra que conexão emocional pode ajudar a prevenir a depressão e trazer mais bem-estar

22 mar 2018 - 12h59
(atualizado às 17h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais do que um vínculo de carinho, a presença dos avós na vida de uma criança pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão em ambos. É o que mostra uma pesquisa feita pelo Boston College. O estudo foi realizado com mais de 370 avós e 356 netos adultos. Os dados coletados foram analisados durante 19 anos.

Foto: shapecharge / iStock

De acordo com o estudo, os laços entre avós e netos têm se fortalecido ao longo dos anos devido ao fato de as pessoas estarem vivendo mais. Desta forma, possibilita-se que ambos os grupos criem fortes conexões emocionais, que podem trazer benefícios para a saúde mental.

Segundo com os especialistas, os avós carregam consigo uma grande riqueza emocional, que se manifesta em atos como contar as histórias da própria vida. Esses ensinamentos são capazes de refletir na vida adulta dessas crianças, que maximizam esses ensinamentos. Além disso, os avós também podem oferecer aos seus netos uma perspectiva histórica em primeira mão. Isso enriquece suas vidas e fortalece o vínculo com o passado.

Melhor adaptação social

Um estudo feito anteriormente descobriu que crianças que têm um forte vínculo com seus avós também apresentam maior facilidade de integração social. Para a realização do estudo, os cientistas contaram com um grupo de crianças e jovens entre 11 e 16 anos. Essas relações também ajudaram a reduzir os impactos adversos de experiências como separação dos pais e bullying.

Benefícios para os avós

Entre os avós, os benefícios de ter uma boa relação com os netos ajuda-os a manterem-se mais afiados. Um outro estudo descobriu que avós que passavam um bom tempo com seus netos apresentavam melhor desempenho em testes cognitivos do que os que não mantinham esse contato.

Veja também

Alzheimer: neuroimagem pode antecipar diagnóstico em 15 anos:
Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade