PUBLICIDADE

Thais Fersoza vai passar por cirurgia para reverter uma consequência das gestações

Diástase abdominal é comum em quem teve diversas gravidezes e pode ser tratada com exercícios, dependendo do grau

25 mai 2018 - 12h17
Compartilhar
Exibir comentários

A atriz Thais Fersoza passou pela experiência de ser mãe de forma intensa. Ela teve Melinda, de 1 ano e 9 meses, e pouco tempo depois ficou grávida de Teodoro, que hoje tem 10 meses. Após essas experiências, ela desenvolveu diástase abdominal e, segundo o colunista Leo Dias, deve operar no próximo mês.

De acordo com o cirurgião plástico Marcelo Wulkan, em artigo ao Minha Vida, a diástase abdominal é decorrente de uma espécie de afastamento dos músculos da barriga. O músculo reto abdominal funciona como duas longas cintas que sustentam a região anterior do abdômen, desde a parte de baixo do osso do peito até a parte do meio da bacia. Quando os dois músculos se distanciam, a parte entre eles fica sem sustentação e acaba abaulando a região.

Ela ocorre principalmente em mulheres que passaram por diversas gestações. Isto porque o aumento do útero típico da gravidez acaba "empurrando" os músculos abdominais para os lados.

Tratamento da diástase abdominal

Existem muitos graus de diástase e os tratamentos são sempre personalizados para cada caso.

O cirurgião explica que se a gestação causar afastamento dos músculos menor que quatro centímetros, muitas vezes é possível reverter a situação com exercícios físicos em até três meses. Se for maior, pode ser necessária uma cirurgia para unir os lados, geralmente realizada por cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

A cirurgia consiste num corte transversal no abdome inferior (como se fosse uma cesariana) com descolamento do tecido até o nível do umbigo ou acima se for necessário. Faz-se uma aproximação dos músculos e fixação pela aponeurose (uma pele grossa que recobre a musculatura abdominal como se fosse uma cinta). Esta cirurgia também é estética pois diminui o volume do abdome e define a cintura da paciente. Nesses casos ela é associada a uma miniabdominoplastia ou a uma abdominoplastia clássica.

Em novembro, Thais já tinha postado em seu Instagram que estava tentando se recuperar da diástase adotando o método hipopressivo. Mais conhecida como a técnica da barriga negativa, foi inicialmente criada com o objetivo de auxiliar mulheres no período pós-parto a recuperarem a dureza da região abdominal.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade