PUBLICIDADE

Saiba como está a saúde de Benício, filho de Huck e Angélica

Menino de 11 anos sofreu uma queda de wakeboard e teve que passar por cirurgia; saiba por que bater a cabeça é tão perigoso

24 jun 2019 - 17h14
Compartilhar
Exibir comentários

No último sábado (22), a família dos apresentadores Luciano Huck e Angélica passou por um susto. Seu filho Benício, de 11 anos, sofreu uma queda de wakeboard, um esporte marinho em que o participante fica de pé na prancha, e teve traumatismo cranioencefálico. De Ilha Grande (RJ), onde se acidentou, o menino foi levado ao hospital no Rio de Janeiro (RJ) e teve que fazer uma cirurgia neurológica.

Saiba como está a saúde de Benício, filho de Huck e Angélica
Saiba como está a saúde de Benício, filho de Huck e Angélica
Foto: Getty Images / Minha Vida

Segundo o jornal Extra, Benicio teve um traumatismo cranioencefálico com afundamento têmporo parietal direito associado a hematoma extradural subjacente ao afundamento.

Após a cirurgia, ele encontra-se lúcido, movimenta os quatro membros, respira sem a ajuda de aparelhos e está estável sob o ponto de vista neurológico e hemodinâmico. Ele já saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não tem previsão de alta hospitalar.

"Também acho que não tem que ter pressa nisso. Acho que uma cirurgia neurológica na cabeça é uma cirurgia neurológica na cabeça. Você tem que fazer com calma, um passinho de cada vez. Por mais traumático que seja para os pais e para ele estar passando por isso, a gente tem que aprender nessas situações difíceis", declarou Huck ao programa Fantástico.

O acidente foi causado após um desequilíbrio do menino em cima da prancha de wakeboard. No esporte, uma prancha tipo snowboard é puxada por uma lancha

Por que bater a cabeça é tão perigoso?

O cérebro tem a consistência de uma gelatina, e fica protegido dentro do crânio envolto em líquido cefalorraquidiano. Um golpe violento na cabeça, pescoço ou parte superior do corpo pode fazer com que o cérebro deslize para trás e para frente contra as paredes internas do crânio.

Uma lesão cerebral desse tipo pode levar a hemorragia em torno do cérebro, causando sintomas como sonolência prolongada e confusão. Tal sangramento pode ser fatal. É por isso que qualquer um que experimenta uma lesão cerebral necessita de acompanhamento nas horas seguinte ao acontecimento e atendimento de emergência se os sintomas piorarem.

Concussão cerebral

Além disso, acidentes como estes podem causar uma lesão que afeta a função cerebral, geralmente por um breve período, resultando em sinais e sintomas de concussão. Concussão cerebral é um tipo de traumatismo craniano em que há uma perda transitória da consciência, ou seja, a pessoa literalmente fica desacordada por alguns segundos. Na maioria absoluta dos casos a recuperação é completa, ficando apenas um certo "esquecimento" para eventos que ocorreram momentos antes ou após a lesão.

Leia mais sobre concussão cerebral.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade