PUBLICIDADE

Risco de depressão é menor em quem frequenta espaços culturais

Visitar museus ou teatros pode diminuir em até 48% as chances de desenvolver depressão

19 dez 2018 - 19h42
Compartilhar
Exibir comentários

A busca pela redução dos sintomas da depressão é constante. O distúrbio psicológico causa mal-estar e prejudica a rotina de quem sofre com a condição. E segundo um estudo feito por pesquisadores de Cambridge, é possível reduzir as chances de desenvolver a doença por meio de programas culturais, como visitas a museus, teatros e cinemas.

GoodStudio (Shutterstock)
GoodStudio (Shutterstock)
Foto: Getty Images / Minha Vida

Como o estudo foi feito

Para comprovar a teoria, os pesquisadores acompanharam um grupo de 2,148 adultos que não tinham depressão por uma década. Eles tiveram seus níveis de tristeza medidos por uma escala de depressão, feita pelo centro de estudos epidemiológicos.

Além disso, os participantes passaram por exames físicos para acompanhar um possível surgimento da doença em seus corpos.

Resultados

Havia uma relação entre frequentar programas culturais e uma redução no risco de desenvolver depressão, independente da influência de fatores sociodemográficos, biológicos ou sociais.

Para quem se engaja com eventos culturais algumas vezes no ano, o risco de ter depressão cai em 32%. Já quem visita ao menos uma vez por mês, as chances são reduzidas em até 48%.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade