PUBLICIDADE

Recife registra 1ª morte por chikungunya no ano de 2019

Vítima da doença foi idoso picado por Aedes aegypti; veja como se prevenir

10 out 2019 - 18h20
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Recife registrou a primeira morte por chikungunya no Brasil em 2019. A vítima era um idoso de 83 anos, morador da capital pernambucana, segundo um boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde do Estado.

Primeiro caso de morte por chikungunya em 2019 é registrado - Foto: Shutterstock
Primeiro caso de morte por chikungunya em 2019 é registrado - Foto: Shutterstock
Foto: Foto: Shutterstock / Minha Vida

Agora, Pernambuco acumula cinco casos fatais por arboviroses (doenças causadas por insetos, como o Aedes aegypti) neste ano. Além desta ocorrência mais recente, outras quatro pessoas foram vítimas de dengue.

Morte por chikungunya

De acordo com o órgão, a vítima de chikungunya tinha diabetes, doença crônica que pode debilitar o sistema imunológico e, portanto, deixar o organismo mais vulnerável a demais enfermidades.

Apesar do falecimento ter sido registrado em 16 de junho, os resultados dos exames laboratoriais só foram divulgado nesta terça-feira (8), confirmando a suspeita de contágio por chikungunya.

No início do ano, Recife já havia registrado um óbito por arbovirose, porém, tratava-se de um caso de dengue - uma adolescente de 12 anos, que vivia na zona norte da cidade.

Doenças transmissíveis por mosquitos

Arboviroses são doenças causadas pelos arbovírus, incluindo o vírus da dengue, chikungunya, febre amarela e Zika vírus. O nome do conjunto de enfermidades se dá por sua transmissão por insetos e aracnídeos, entre eles o mosquito Aedes aegypti.

No Estado de Pernambuco, 100 mortes foram denunciadas sob suspeita de relação com arboviroses, como a chikungunya. Porém, 52 casos foram descartados e o restante aguarda investigação.

Além disso, houve um aumento de 161,6% em suspeitas de dengue, zika e chikungunya em Pernambuco. Somente em 2019, já foram registradas 63.551 ocorrências das doenças, contra 24.294 no ano anterior.

O que é chikungunya

A chikungunya (ou Febre Chikungunya) é uma doença causada pelo vírus CHIKV, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado ou, raramente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Após sobreviver a um período de sete dias ao picar alguém com a doença, o mosquito pode carregar o vírus por toda sua vida. Por isso, a prevenção e combate ao Aedes aegypti é tão importante, já que ele é o mesmo transmissor da dengue, febre amarela, Zika e demais enfermidades.

Sintomas da febre chikungunya

Os sintomas de chikungunya são muito similares aos da dengue, como:

  • Febre alta
  • Dores pelo corpo
  • Dor de cabeça
  • Fadiga
  • Mal-estar

Entretanto, a febre chikungunya tem um sinal diferente que não aparece em pessoas com dengue: fortes dores nas juntas, acompanhadas de inchaço, vermelhidão na pele e calor.

Ao sentir algum desses sintomas, procure o pronto-socorro mais próximo. Afinal, a chikungunya é uma doença que pode matar.

Prevenção

A melhor forma de se prevenir contra a chikungunya é evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti.

Vale ressaltar que a chegada de estações mais quentes, como a primavera e o verão, favorecem a procriação do mosquito.

Atenção: além dos mosquitos resistirem mais facilmente a temperaturas altas, o período de setembro a fevereiro tem uma incidência maior de chuvas - o que propicia um maior acúmulo de água parada, ambiente perfeito para o desenvolvimento do mosquito.

Confira como eliminar o risco de contrair chikungunya e demais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti:

  • Evite o acúmulo de água: jogue pneus velhos fora, vire garrafas com boca para baixo, drene terrenos que formam poças, limpe potes de água de seus animais domésticos regularmente.
  • Tampe caixas d'água e piscinas: mantenha caixas d'água, piscinas e cisternas sempre fechadas/tampadas.
  • Coloque areia em vasos de plantas: se você utiliza pratos com água embaixo de seus vasos de plantas, troque-os por areia. A areia conserva a umidade e evita que o prato vire um criadouro dos mosquitos.
  • Feche ralos de cozinhas e banheiros: ralos rasos podem acumular água no interior, sendo um ambiente perfeito para os mosquitos se reproduzirem. Por isso, use uma tela de proteção e higienize com desinfetante regularmente.
  • Limpe calhas: larvas de mosquitos podem ser encontradas em pequenas poças em calhas e canos, que devem ser limpos com frequência.
  • Ponha tela mosquiteiras em janelas: telas em portas e janelas podem ajudar a proteger você e sua família, caso os principais focos estejam em área externa.
  • Faça o descarte correto do lixo: despeje corretamente seu lixo, evitando acúmulo em bueiros, córregos e riachos. Outra dica é sempre deixar as latas de lixo bem tampadas, pois podem acumular líquidos.

Doenças por Aedes aegypti

Entenda as diferenças entre dengue, Zika e chikungunya

Descubra se chikungunya tem cura ou não

Conheça as doenças causadas por arboviroses

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade