PUBLICIDADE

Quer ser mais feliz? Não use celular no quarto

Cientistas descobriram que quem deixa o celular longe na hora de dormir tem mais qualidade de vida já na primeira semana

17 abr 2018 - 11h26
Compartilhar
Exibir comentários

Escovar os dentes, colocar o pijama, deitar na cama e pegar o celular para se atualizar das últimas novidades do dia. Se essa é sua rotina antes de dormir, cientistas descobriram que você pode ser mais feliz com uma mudança simples. Uma pesquisa britânica concluiu que o hábito de deixar o celular fora do quarto está associado a mais qualidade de vida e felicidade. Além disso, essa mudança diminuiu a intensidade do vício em smartphones entre os pesquisados. 

O estudo foi realizado por pesquisadores da Escola de Psicologia da Universidade do Leste de Londres. Dos 95 participantes, 49 foram instruídos a dormir com o celular fora do quarto, sendo impossibilitados de checar as notificações e as mensagens antes de cair no sono. Os impactos foram medidos antes da mudança e depois de uma semana com o novo hábito. Os testes aplicados foram o de Felicidade Subjetiva, Qualidade de Vida, Vício em Smartphone e o de Tempo e Intensidade Afetados.

Os três primeiros testes reforçaram a hipótese dos pesquisadores e indicaram que só uma semana sem o hábito de checar o celular antes de dormir levava a um pouco mais de felicidade, qualidade de vida e menor intensidade de vício em smartphones. Nas entrevistas, 74.5% dos participantes que passaram essa semana sem o hábito disseram que iriam continuar dessa forma.

Detox do celular

Em busca de reduzir a ansiedade em relação às redes sociais, não precisamos tomar medidas tão drásticas, como deletar o perfil. É possível tentar reduzir o tempo que se passa conectado, fazendo, por exemplo, um detox do celular. Confira alguns passos para tornar isso possível:

  • Desabilite as notificações: elas te lembram que o celular está lá
  • Compre um despertador para deixar o aparelho desligado durante a noite
  • Guarde os momentos na memória: às vezes, expor sua rotina não é benéfico para você
  • Deixe para usá-lo nos intervalos dos estudos ou do trabalho
  • Não tenha medo de desligar
  • Ouça quem está ao seu lado e veja se eles consideram seu uso excessivo
  • Seja racional e pergunte-se se realmente está esperando alguma resposta
  • Busque ajuda profissional se você sentir que a relação pode ser um vício
Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade