PUBLICIDADE

Quanto menor o intervalo entre gestações, mais riscos para mãe e bebê, diz ciência

Risco de complicações para o bebê é maior se a mãe for mais jovem, e para as mães é maior se elas tiverem acima de 35

29 out 2018 - 19h38
Compartilhar
Exibir comentários

Educar as crianças de uma vez e brincadeiras entre irmãos são alguns motivos pelos quais muitas famílias planejam ter filhos com idades próximas. Segundo um estudo americano e canadense, esperar um intervalo maior entre o parto e a próxima concepção traz menos risco de complicações para a mãe e o bebê.

Por Motortion Films/Shutterstock
Por Motortion Films/Shutterstock
Foto: Getty Images / Minha Vida

Entre as complicações avaliadas estavam a mortalidade materna, morbidade materna grave, o parto de fetos natimortos, a formação de bebês pequenos para a idade gestacional e parto prematuro. Os pesquisadores analisaram dados de 148.544 gestações que ocorreram com o intervalo de 3 a 24 meses. Para avaliar os riscos, dividiram as mulheres em dois grupos: o daquelas que tinham de 20 a 24 anos e as acima de 35.

Os resultados indicaram que o risco de mortalidade materna e a morbidade materna grave (casos em que mulheres quase morreram por alguma complicação durante a gravidez, parto ou puerpério, mas sobreviveram devido ao acaso ou ao bom cuidado hospitalar) entre as mulheres acima de 35 anos era duas vezes maior quando o intervalo entre as gestações era de seis meses, comparado às gestações com intervalo de 18 meses. Esses riscos não aumentavam entre as mulheres mais jovens.

O risco de parto prematuro era bem maior quando o intervalo era de 6 meses comparado ao de 18 nas gestações das mulheres entre 20 a 34 anos. Já nas mulheres mais velhas, este risco não aumentava tanto quando o intervalo era maior.

"Atingir esse intervalo ideal de um ano deve ser factível para muitas mulheres e é claramente válido reduzir os riscos de complicações", recomendou Wendy Norman, professora da Universidade da Columbia Britânica ao site da instituição.

O estudo foi feito em parceria entre esta universidade e a Escola de Saúde Pública Harvard T. H. Chan.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade