PUBLICIDADE

Primeiro nascimento de bebê por útero de doadora falecida ocorre no Brasil

Caso foi conduzido por médicos da Faculdade de Medicina da USP, e bebê nasceu saudável

6 dez 2018 - 18h50
Compartilhar
Exibir comentários

A notícia da infertilidade chega de forma abrupta para muita gente, causando a frustração de não poder gerar um bebê. Há algumas opções de tratamento para esta condição, dependendo de sua causa. Uma brasileira de 32 anos nascida sem útero foi a primeira pessoa nesta condição capaz de dar à luz a um bebê devido a um transplante de uma doadora falecida.

Por Lorena Huerta/Shutterstock
Por Lorena Huerta/Shutterstock
Foto: Getty Images / Minha Vida

O caso foi conduzido por médicos pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP. A mãe havia nascido com a síndrome Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser, em que a mulher tem pelo menos um ovário, porém não tem útero.

Para que o sonho de ser mãe se realizasse, os médicos fizeram uma fertilização in-vitro com seus óvulos. Após quatro meses, transplantaram nela um útero de uma mulher de 45 anos que havia morrido devido a uma hemorragia cerebral. Após a operação, deram imunossupressores para que o corpo não rejeitasse o novo órgão e 7 meses depois fizeram a implantação do embrião.

A gestação ocorreu bem, e a bebê nasceu de 36 semanas saudável e com peso adequado à idade gestacional. No dia 15 de dezembro, ela completa um ano de idade. Depois do nascimento, o útero foi retirado.

O procedimento foi descrito em artigo no jornal científico The Lancet.

Entenda mais sobre infertilidade, suas causas e tratamentos aqui

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade