1 evento ao vivo

OMS alerta para aumento de bactérias resistentes a antibióticos

Mau uso e consumo excessivo de antibióticos é uma das causas do problema

6 dez 2017
17h18
atualizado às 18h12
  • separator
  • comentários

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou recentemente um relatório sobre Agentes antibacterianos em desenvolvimento clínico mostra que a resistência microbiana tem se tornado um problema cada vez maior, e uma ameaça a prevenção efetiva e o tratamento de diferentes infecções causadas por bactérias, parasitas, vírus e fungos.

O estudo mostra que sem antibióticos eficazes, o risco de infecções após a realização de procedimentos médicos como transplante de órgãos, quimioterapia e até cesarianas pode aumentar.

A resistência antimicrobiana ocorre quando microorganismo como bactérias, fungos, vírus e parasitas tornam-se mais fortes do que os medicamentos oferecidos para combatê-los.

De acordo com a OMS, a resistência antimicrobiana acontece naturalmente ao longo do tempo , geralmente por meio de mudanças genéticas. No entanto, o mau uso e o uso excessivo de antibióticos está acelerando esse processo.

Em muitos lugares os antibióticos são usados de forma excessiva e sem supervisão profissional. Exemplos de usos indevidos incluem momentos e, que são tomados para tratar infecções virais como resfriados e gripes.

De acordo com a OMS, bactérias que causam doenças como tuberculose, pneumonia e infecções do trato urinário estão se tornando cada vez mais resistentes aos antibióticos existentes.

Minha Vida

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade