0

Nova vacina contra o HIV é testada em 5 países

A vacina conseguiu proteger 67% dos macacos testados e também teve resposta positiva em humanos

12 jul 2018
11h48
atualizado às 12h54
  • separator
  • comentários

A revista The Lancet publicou recentemente a avaliação de uma nova vacina contra o HIV, que foi testada em humanos e em macacos em cinco países: Ruanda, África do Sul, Tailândia, Uganda e Estados Unidos. Os pacientes voluntários para o tratamento tiveram respostas "imunes ótimas" contra o vírus.

Nova vacina contra o HIV é testada em 5 países
Nova vacina contra o HIV é testada em 5 países
Foto: spukkato / iStock

De acordo com o artigo, a vacina é um mosaico, como uma colcha de retalhos com sequências genéticas encontradas em diferentes cepas do HIV. O teste, liderado pelo pesquisador Dan H. Barouch, foi realizado em 393 pessoas saudáveis a fim de testar a segurança, tolerância e a capacidade de desencadear respostas imunológicas.

"Este estudo demonstra que esse mosaico candidato à vacina induziu respostas imunes robustas e comparáveis em humanos e também macacos", disse Barouch, pesquisador e professor da Faculdade de Medicina de Harvard.

O teste também foi feito em macacos da espécie rhesus. Eles foram infectados depois de usarem a vacina, apresentando 67% de proteção contra o HIV. Segundo os especialistas, em 35 anos de história do vírus, essa é a quinta ideia de vacina testada para a eficácia em humanos. Com isso, os autores do estudo afirmaram que as conclusões finais do resultado devem ser apresentadas em 2021 ou 2022.

O que é HIV?

O HIV é uma infecção sexualmente transmissível (DST), que também pode ser contraída pelo contato com o sangue infectado e de forma vertical, ou seja, a mulher que é portadora do vírus HIV o transmite para o filho durante a gravidez. 

Veja também:

 

Minha Vida

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade