PUBLICIDADE

Michelle Obama fala sobre aborto espontâneo: "Me senti como se tivesse falhado"

Ex-primeira-dama dos EUA afirmou ter feito fertilização in vitro para ter suas filhas; Veja quando se pode considerar infértil

9 nov 2018 - 15h49
Compartilhar
Exibir comentários

O sonho de ter um filho pode esbarrar na infertilidade de uma das pessoas de um casal. E nem sempre a infertilidade tem uma causa certa. Foi o caso de Michelle Obama, esposa do ex-presidente dos EUA Barack Obama. Em entrevista ao programa Good Morning America, ela contou que, antes de ter suas filhas Malia e Sasha, sofreu um aborto espontâneo e precisou recorrer à fertilização in vitro.

Por Krista Kennell/Shutterstock
Por Krista Kennell/Shutterstock
Foto: Getty Images / Minha Vida

"Eu me senti como se tivesse falhado porque eu não sabia como eram comuns os abortos, porque não falamos sobre eles", afirmou Michelle, que completou "Acho que a pior coisa que podemos fazer umas com as outras, como mulheres, é não compartilhar a verdade sobre nossos corpos e sobre como eles funcionam".

De 8 a 20% das gestações clinicamente reconhecidas com menos de 20 semanas de gestação sofrerão aborto, sendo 80% destes nas primeiras 12 semanas de gestação. Há ainda a perda do bebê sem que a mãe perceba, que totalizam entre 13 e 26% de todas as gestações ? no entanto, esse número pode ser ainda maior, uma vez que muitas mães podem sofrer um aborto espontâneo antes de perceberem que estão grávidas.

Após este aborto, quando ela completou 34 anos, percebeu que a produção de ovários é limitada, e decidiu apostar na fertilização in vitro para ser mãe. Hoje em dia, o casal tem duas filhas, de 20 e 17 anos.

Como a idade interfere na fertilidade da mulher?

A idade é a variável isolada mais importante na fertilidade da mulher. O grande problema é que os óvulos, ao contrário dos espermatozóides, não se multiplicam. A reserva de óvulos da mulher se estabelece antes dela nascer, enquanto está na barriga de sua mãe, e só reduz desde então! O problema é que, além da perda na quantidade, há também perda na qualidade dos óvulos, o que leva a uma menor chance de engravidar e a uma maior chance de abortamento. Sabemos que, de maneira geral, há uma maior chance de gravidez antes dos 35 anos e que esta chance se reduz com a idade, com queda importante após os 37 anos.

Infertilidade

A infertilidade não é um problema raro. Muito pelo contrário, atinge cerca de que 15% dos casais. Define-se infertilidade conjugal como a ausência de gravidez após 12 meses de relações sexuais regulares sem uso de método anticoncepcional. Este limite de tempo é importante pois, após 1 ano sem conseguir engravidar, o casal deve procurar assistência médica para uma avaliação adequada. Existem situações nas quais este tempo deve ser menor. Por exemplo, quando a mulher tem 35 anos ou mais deve procurar ajuda após 6 meses de tentativa.

Quando recorrer ao médico, ele fará exames e, se a infertilidade não puder ser tratada, ele pode sugerir algumas técnicas de reprodução humana, como a relação sexual programada (coito programado), a inseminação intra-uterina e a FIV.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade