PUBLICIDADE

Maisa se assustou com paralisia do sono: o que fazer?

Apresentadora chegou a confundir a condição com um pesadelo e revelou que ficou com medo de dormir novamente

9 jan 2020 - 12h44
Compartilhar
Exibir comentários

Você já acordou durante a noite sem conseguir mexer o corpo ou fazer qualquer movimento? Essa sensação desesperadora aconteceu recentemente com Maisa Silva. A apresentadora de 17 anos compartilhou nas redes sociais sua primeira experiência com a condição.

Maisa revela paralisia do sono e medo de dormir novamente - Foto: Rodrigo Fidalgo/AgNews
Maisa revela paralisia do sono e medo de dormir novamente - Foto: Rodrigo Fidalgo/AgNews
Foto: Foto: Rodrigo Fidalgo/AgNews / Minha Vida

Pelo Twitter, Maisa afirmou que acreditava ter passado por um terrível pesadelo, mas que acabou identificando o distúrbio ao comentar o caso com uma amiga que tem episódios regulares do fenômeno. A artista revelou ainda que ficou com medo de pegar no sono novamente e ter a experiência repetida.

O que é paralisia do sono

A paralisia do sono é um fenômeno que ocorre durante o sono, quando a pessoa acorda, mas não consegue mover o corpo. Ou seja, o cérebro desperta antes dos músculos e ainda pode estar envolvido com sonhos, gerando uma confusão mental.

Essa sensação é angustiante para a maioria das pessoas que vivenciam um episódio desses. Isso porque pesadelos e alucinações com imagens assustadoras podem acompanhar a paralisia do sono. Assim, é comum que o paciente desenvolva trauma para dormir.

O fenômeno chega a atingir 4 em cada 10 pessoas pelo menos uma vez na vida, de acordo com a otorrinolaringologista Samanta Dall´Agnese. Mas a boa notícia é que ele não acarreta em nenhum problema de saúde mais sério.

O que fazer durante uma paralisia do sono

Ao vivenciar uma paralisia do sono, procure manter a calma ao máximo. Mentalize que o problema é passageiro e tente focar em sua respiração. Certos hábitos podem ajudar na prevenção da condição, como:

  • Ir para cama em horários regulares
  • Evitar atividades agitadas e uso do celular antes de dormir
  • Respeitar a quantidade necessária de horas para descanso (em média 8 horas de sono por dia)
  • Evitar consumir bebidas alcoólicas, refeições pesadas e relaxantes musculares antes de dormir

Duração da paralisia do sono

Geralmente, a paralisia do sono, também chamada de catalepsia, é um evento passageiro, causado por estresse ou mudança no hábito de sono. Costuma durar entre 1 a 10 minutos.

Caso os episódios sejam persistentes, procure um médico especializado em medicina do sono. Este profissional será responsável por verificar doenças que possam estar relacionadas à condição, como narcolepsia.

O diagnóstico costuma ser feito a partir do exame de polissonografia, capaz de avaliar todas as fases do sono e descartar outros distúrbios normalmente confundidos com a paralisia, como apneia do sono.

A partir do momento em que a causa da paralisia for identificada, o médico indicará as melhores opções de tratamento para melhorar sua qualidade de sono e bem-estar.

Distúrbios do sono

Confira as causas e como lidar com a insônia

Veja como distúrbios do sono afetam a memória

Saiba identificar se você sofre de apneia do sono

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade