PUBLICIDADE

Garota de 15 anos morre vítima de febre maculosa no interior de SP

A febre maculosa é transmitida por carrapatos-estrela, sendo comum em regiões do interior.

30 jul 2018 - 15h30
Compartilhar
Exibir comentários

Uma garota de 15 anos faleceu neste domingo (29) em Salto, interior de SP, devido a complicações da febre maculosa.

De acordo com os parentes, Laura Bertajoni Vicente estava internada em um hospital de Campinas desde 20 de julho, após queixar-se de dores de cabeça. O relato foi divulgado na TV TEM, afiliada a TV Globo.

Na declaração de óbito a qual a emissora teve acesso, consta que a adolescente também teve choque séptico.

Segundo as informações recolhidas pelo G1, a cidade de Salto já havia registrado um caso positivo para a doença no início deste ano. Contudo, o relatório afirma que o morador foi infectado no norte do país e após receber o tratamento correto se recuperou da doença.

Agora, a Prefeitura de Salto irá realizar um laudo laboratorial na menina para entender as causas da morte. No entanto, a direção garante que mantém placas que alertam para a doença em áreas onde há carrapato-estrela, além de orientar os moradores na área rural.

O que é a febre maculosa?

A febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar de formas leves e atípicas até formas graves, com taxa de letalidade elevada. A doença é causada pela Rickettsia rickettsii e transmitida por carrapatos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o sinal clínico mais precoce da doença é a febre, habitualmente associada à dor de cabeça, dor muscular, falta de apetite,, dor abdominal, náuseas e vômitos. O tratamento para febre maculosa é feito com antibióticos por 7 dias, reduzindo a letalidade da doença.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade