PUBLICIDADE

Como combinar treino de pernas com corrida?

Veja a solução para aliar treinos de força e resistência sem lesões

2 mai 2019 - 17h50
Compartilhar
Exibir comentários

Quer aderir à corrida, mas não quer deixar de fazer treino de pernas? Cientistas da James Cook University (Austrália) parecem ter uma saída para quem deseja correr e fazer "Leg Day": corra primeiro e depois faça os exercícios para músculos inferiores, com no mínimo 12h de descanso entre tais treinos para recuperação.

Fazer treinos sem descanso pode ser um perigo - Foto: Shutterstock
Fazer treinos sem descanso pode ser um perigo - Foto: Shutterstock
Foto: Foto: Shutterstock / Minha Vida

Riscos ao sobrecarregar os músculos

Kenji Doma, um dos autores do estudo, lembra que diversas análises já têm apontado que treinos de resistência, como corrida, podem prejudicar o rendimento em treinamentos de força, como levantamento de peso e musculação para pernas. Principalmente quando estes dois tipos são realizados no mesmo dia. A combinação dos dois treinos é comumente chamada de "treino concorrente".

Se o tempo de descanso não for feito entre os treinos, há perigos no desenvolvimento da resistência. Sem este "respiro" aos músculos, o estresse ao corpo por uma típica série de resistência, como um treino de corrida de 40 a 60 minutos, pode durar dias após os exercícios. Já a recuperação completa de um treino de força, como a musculação, pode acontecer após 24 horas.

Por isso, o recomendável é sempre buscar auxílio de um profissional, como educador físico, para avaliação física e melhor aconselhamento sobre os treinos.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade