PUBLICIDADE

Celular carregando explode e causa pequeno incêndio em Cuiabá

No momento do acidente não havia nenhuma pessoa no local e ninguém ficou ferido

22 mar 2019 - 16h41
Compartilhar
Exibir comentários

Sabemos que é cada vez mais comum as pessoas passarem o dia inteiro grudado no celular, deixando eles sempre no bolso e até mesmo ao lado da cama durante o sono. Porém, esse hábito pode ser extremamente perigoso para saúde.

Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Getty Images / Minha Vida

Nesta quinta-feira (21), uma sala de um prédio comercial no Bairro Santa Rosa, em Cuiabá teve um pequeno incêndio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o princípio de incêndio aparenta ter sido provocado por um celular que foi esquecido carregando em cima de uma cadeira.

No momento do acidente não havia nenhuma pessoa no local e ninguém ficou ferido. Quando a fumaça começou a surgir, o sistema de prevenção de incêndio foi acionado e conteve o fogo.

Após verificarem que o local estava apto para voltar a ser ocupado, o Corpo de Bombeiros alertou para que as pessoas não deixem os celulares carregando e saíssem do ambiente.

O acidente aconteceu em uma sala que pertence ao Hospital Santa Rosa, que publicou uma nota para explicar a situação. "O incidente foi ocasionado pelo superaquecimento de um aparelho de celular conectado à tomada que foi esquecido sob uma cadeira após o horário de expediente. Automaticamente, o sistema de combate a incêndios foi acionado e conteve o fogo. Não ocorreram prejuízos materiais para a instituição", finalizou a instituição.

Perigos do celular carregando

Segundo o engenheiro eletricista João Carlos Lopes Fernandes, doutor e professor de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), o risco de descargas elétricas enquanto o celular está carregando é raro. Isso acontece, geralmente, quando o carregador que está sendo usado não é original.

O ideal é usar carregadores e cabos originais do aparelho, já que as voltagens entre os modelos são diferentes. "Os carregadores originais, feitos para o aparelho, têm um controle e proteção maiores durante o carregamento", explica o especialista. Os carregadores originais entendem quando a bateria está completa e suspendem o carregamento sozinhos.

Vale mencionar também que as descargas dadas pelo celular são menores do que outros aparelhos eletrônicos, pois o carregador é um objeto pequeno. Mesmo assim, usar o celular enquanto carrega é ruim para a bateria, porque sobrecarrega o objeto e reduz a vida útil do aparelho. Uma bateria envelhecida pode até liberar substâncias que aumentam os riscos de problemas durante o uso. "O ideal é carregar o celular desligado, assim se evita riscos", aconselha o engenheiro.

Outro alerta importante é não atender o celular ou fazer alguma ligação enquanto ele carrega. A melhor maneira é retirá-lo do carregador antes de manuseá-lo. O celular que está carregando fica com a bateria ativa, por isso ele libera mais calor, podendo causar incêndios se estiver em ambientes abafados, como camas ou embaixo do travesseiro. Entretanto, isso é mais uma questão de troca de calor do que de eletricidade, como explica João Carlos. Veja como evitar acidentes com celulares carregando!

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade