0

Casos de dengue crescem 264% no Brasil em 2019, diz Ministério da Saúde

Houve também um aumento de 67% dos óbitos, o estado de São Paulo foi o que registrou mais mortes nesse

4 abr 2019
11h28
  • separator
  • comentários

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Em março, o Ministério da Saúde divulgou dados apontando que o Brasil registrou 229.064 casos de dengue apenas nas 11 primeiras semanas deste ano. O número significa um aumento de 264% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 62,9 mil casos.

Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Getty Images / Minha Vida

De acordo com o boletim epidemiológico, o número de óbitos pela doença teve aumento de 67%, sendo grande parte no estado de São Paulo. Para o Ministério da Saúde, São Paulo é o que desperta mais preocupação, isso porque os óbitos foram equivalente a 50% do registro nacional.

Alguns estados têm situação mais preocupante, por apresentarem alta incidência da doença, ou seja, estão com a incidência maior que 100 casos por 100 mil habitantes. O estado de Tocantins teve o maior número, 602,9 casos por 100 mil habitantes. Em seguida, vem o Acre (422,8 casos/100 mil hab.), Mato Grosso do Sul (368,1 casos/100 mil hab.) e Goiás (355,4 casos/100 mil hab.).

O sistema de vigilância de estados e municípios e toda a população devem reforçar os cuidados para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do aumento expressivo no número de casos, O Ministério da Saúde afirma que a situação ainda não é considerada uma epidemia.

O que é Dengue?

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Atualmente, a vacina é a melhor forma de prevenção da dengue. Existem quatro tipos de dengue, de acordo com os quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Saiba tudo sobre a transmissão da dengue!

Minha Vida
  • separator
  • comentários
publicidade