PUBLICIDADE

Carinho dos pais na infância pode ser chave para saúde mental quando adulto

Estudo descobriu que adultos que tiveram relacionamentos afetuosos com mãe e pai apresentam menos sintomas de depressão

16 nov 2018 - 09h41
Compartilhar
Exibir comentários

Dar acesso a boas condições de vida e educação é o que toda mãe e pai sonha para seus filhos. Entretanto, para criar adultos com uma melhor saúde física e mental, um estudo norte-americano feito com mais de 22 mil pessoas sugere que o carinho de mãe e pai é essencial.

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
Foto: Getty Images / Minha Vida

O estudo da Universidade Estadual do Michigan usou dados de duas pesquisas norte-americanas feitas para avaliar a saúde física e mental de adultos em várias idades. Na primeira pesquisa, os adultos foram acompanhados por 18 anos. Na segunda, durante seis anos.

Os resultados indicaram que as pessoas que tinham memórias de mais carinho e afeto vindo dos pais nos seus primeiros 18 anos também eram as que relatavam ter a melhor saúde e menos sintomas depressivos durante esse tempo avaliado. A associação não foi tão forte quando se avaliou o efeito do carinho na infância na presença de doenças crônicas.

"As pessoas podem acreditar que as memórias de infância importem cada vez menos com o tempo, mas essas memórias ainda significavam uma melhor saúde física e mental quando as pessoas estavam na meia idade e quando eram adultos mais velhos", disse William Chopik, autor da pesquisa, ao site da Associação Americana de Psicologia.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade