2 eventos ao vivo

Campanha denuncia publicidade infantil do Mcdonald's

Iniciativa criada pelo Instituto Alana convida pais a assinarem uma petição contra a rede de fast foods

11 jul 2018
19h06
  • separator
  • comentários

Nesta terça-feira (10), o projeto Criança Consumo do Instituto Alana lançou a campanha  nas redes sociais. A ação tem como objetivo angariar assinaturas para uma petição contra a rede de fast-food McDonald´s. De acordo com a ONG. o McDonald´s desrespeitou a lei ao anunciar e vender sanduíches com brinquedos.

A iniciativa começou quando um pai, após ver a exposição de brinquedos próxima ao balcão de atendimento de uma das lojas da rede de fast food, denunciou ao Ministério Público a estratégia da empresa de direcionar publicidade a crianças. Após a denúncia, a ONG foi procurada para contribuir com informações e decidiu ajudar outros cidadãos a replicar essa ação.

A campanha em questão disponibiliza uma plataforma para a assinatura de uma petição com denúncia para a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça com cópia para o SAC do McDonald's,

De acordo com a Organização, a prática da empresa de anunciar e comercializar brinquedos com o objetivo de promover seus produtos alimentícios para crianças é abusiva e ilegal. "Nós recebemos, o tempo todo, mensagens em nosso site, redes sociais e e-mail de pessoas indignadas com as estratégias publicitárias abusivas direcionadas às crianças por essa rede de fast food", declarou a instituição em nota à imprensa.

Estímulo ao consumismo

Já existe consenso, entre especialistas, de que a comercialização de brinquedos por redes de fast-food estimula o consumo excessivo e habitual de produtos alimentícios com altos teores de sódio, açúcar e gorduras. A obesidade infantil e as doenças crônicas associadas são um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A instituição diz que sem uma mudança de hábitos e práticas de mercado, em menos de uma década a obesidade pode atingir 11,3 milhões de crianças brasileiras.

A Organização aponta também que fato de esses brinquedos serem exclusivos e colecionáveis faz com que a criança seja diretamente incentivada a consumir muitas "promoções" no curto espaço de tempo em que são oferecidas. Depois de conseguir o primeiro brinquedo da série, em geral, a criança quer completar a coleção e o apelo para que mãe, pai ou responsável compre os demais itens pode gerar estresse familiar.

Hábitos alimentares

O principal foco da campanha  é o Mc Lanche Feliz. O combo conta com um hambúrguer, batata-frita, uma bebida, uma sobremesa e um brinquedo de brinde.

Minha Vida

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade