2 eventos ao vivo

Cães podem farejar câncer em amostras de sangue, diz estudo

Os animais conseguiram identificar a doença nas amostras de sangue com 97% de precisão

15 abr 2019
15h32
atualizado às 16h56
  • separator
  • comentários

Os cães têm o olfato mais apurado do que os humanos. Por isso, alguns deles são usados para detectar cheiros em casos policiais, por exemplo. Agora essa característica também está sendo aproveitada pela medicina.

Foto: Por Mr.ES/Shutterstock
Foto: Por Mr.ES/Shutterstock
Foto: Getty Images / Minha Vida

A reunião anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular, apresentou um estudo em que os cães conseguem farejar o câncer em amostras de sangue com quase 97% de precisão. Isso porque os receptores de cheiro dos cães são dez vezes mais evoluídos em comparação com os humanos.

Para a realização do estudo, os pesquisadores treinaram quatro cachorros da raça beagle para diferenciar amostras de sangue normais e amostras positivas de câncer de pulmão. Três cães conseguiram identificar a doença em 97% das tentativas.

O que é Câncer?

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo se espalhar para outras regiões do corpo. As células saudáveis se multiplicam quando necessário e morrem quando o organismo não precisa mais delas. O câncer ocorre quando o aumento de células do corpo está fora de controle, e elas se dividem muito rápido. Também pode ocorrer quando a célula "se esquece" de morrer. 

Veja também:

 

Minha Vida

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade