PUBLICIDADE

Cães incentivam donos a saírem do sedentarismo

Melhor amigo do homem: seu cachorro pode ser o melhor aliado para seus exercícios

23 abr 2019 - 13h11
Compartilhar
Exibir comentários

Se você tem preguiça ou dificuldade de se exercitar, saiba que seu pet pode ser um grande companheiro para fugir do sedentarismo. Um estudo da Universidade de Liverpool revelou que donos de cães têm quatro vezes mais chances de obter o nível aconselhado de exercícios semanais do que pessoas sem cachorros.

Pesquisa revela que donos de cães praticam mais exercícios - Foto: Shutterstock
Pesquisa revela que donos de cães praticam mais exercícios - Foto: Shutterstock
Foto: Foto: Shutterstock / Minha Vida

A pesquisa foi realizada com 538 famílias de uma comunidade de West Cheshire, no Reino Unido. Dentre essas famílias, 200 cidadãos tinham cães, 450 não eram donos de cachorros e 46 eram crianças.

Mais de 80% de quem tinha cães fazia pelo menos 150 minutos (1h30) de exercícios físicos por semana, de moderados a vigorosos. Esta é a quantidade mínima recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Tanto adultos quanto crianças que conviviam com cachorros e passeavam com eles caminham mais quando comparados com que não têm um bicho de estimação.

O estudo, publicado na Scientific Reports, conclui que ter um cachorro de fato aumenta a probabilidade de seus donos praticarem exercícios. Porém, os autores ressaltam que caminhar com o cão é uma atividade adicional e que não substitui um treino de alta intensidade.

Westgrath, um dos cientistas responsáveis pela pesquisa, cita também que apenas 27% dos donos de cachorros nos Estados Unidos andam frequentemente com eles - número bem divergente ao do Reino Unido. Então, diferenças culturais e climáticas podem afetar a aplicabilidade do resultado a depender da região ou país.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade