1 evento ao vivo

Cadeirinha de carro pode ser um perigo para o bebê

Associação Americana de Pediatria não recomenda que esses objetos sejam usados com o bebê dormindo; veja o que fazer em viagens longas

15 mai 2019
15h44
  • separator
  • 0
  • comentários

Seu bebê costuma dormir por muito tempo no bebê conforto ou cadeirinha do carro? Ele pode estar correndo risco. Após casos de morte na cadeirinha Rock'n'Sleep da Fisher Price, a Associação Americana de Pediatria emitiu alerta contra o uso desses produtos, que prendem os bebês com cintos, para deixar os pequenos dormindo.

Cadeirinha de carro pode ser um perigo para o bebê
Cadeirinha de carro pode ser um perigo para o bebê
Foto: Getty Images / Minha Vida

"Os bebês devem sempre dormir de costas, em uma superfície de sono separada, plana e firme, sem quaisquer amortecedores ou roupas de cama", explica a nota. A associação completa: "contraindicamos o uso de carrinhos de bebê, assentos de carro e outros tipos de dispositivo para o sono, pelo risco de que o bebê role ou fique preso em uma posição que leve ao risco de sufocamento ou asfixia".

A cadeirinha de carro tem o problema de ter formato de concha, que não permite que o bebê fique deitado. Esta posição não é anatômica e pode acabar dificultando a respiração do pequeno. "A barriga do bebê é muito protusa, enquanto os músculos ainda são flácidos. Assim, ele não consegue segurar o tronco e acaba comprimindo o pulmão", explica o pediatra Gustavo Moreira, da Associação Brasileira do Sono.

O que fazer em viagens longas

Em viagens longas, o ideal é que os bebês não fiquem por longo tempo na cadeirinha do carro. Por isso, é recomendado aos pais que façam paradas a cada uma hora, em caso de recém-nascidos, e 2 horas, em relação aos bebês maiores.

Minha Vida
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade