PUBLICIDADE

Blue monday: hoje é o dia mais triste do ano

Dívidas e sensação de não ter realizado as promessas de Ano Novo podem influenciar no humor das pessoas

20 jan 2020 - 14h50
Compartilhar
Exibir comentários

Segundas-feiras costumam ser dias mais melancólicos. Afinal, não é sempre que se tem ânimo para começar a semana. No entanto, um psicólogo chamado Cliff Arnal parece ter identificado que a terceira segunda-feira do ano pode ser considerado como o dia mais triste ao longo de doze meses.

Blue monday: Hoje é o dia mais triste do ano
Blue monday: Hoje é o dia mais triste do ano
Foto: Getty Images / Minha Vida

O período é conhecido mundialmente como "Blue Monday" (ou "Segunda-feira Azul", em tradução literal). De acordo com o estudo, uma combinação de fatores conspira para esse resultado. Entre eles está o fato de que, durante essa época, as pessoas têm a sensação de que o período do Natal e festas de fim de ano realmente terminou.

Da mesma forma, a maioria dos indivíduos também está de volta ao trabalho, as dívidas relacionadas às compras de Natal começam a aparecer e a resoluções de Ano Novo ainda não foram colocadas em prática - o que causa uma sensação de que algo precisa ser feito. Em países do Hemisfério Norte, como Estados Unidos e Reino Unido, a época do ano também é uma das mais frias.

Os pesquisadores acreditam que, neste dia, a ideia geral é a de que as coisas ruins superam as coisas boas de nossas vidas. Para se ter uma ideia, pesquisas mostram que, no Reino Unido, o número de faltas no trabalho aumenta de forma abrupta nesse dia.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade