PUBLICIDADE

Anvisa recolhe 200 lotes de remédios para hipertensão; confira a lista completa

Órgão detectou 'impurezas' com potencial de causar câncer nos medicamentos analisados

10 mai 2019 - 16h32
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou na última quarta-feira (08) o recolhimento de cerca de 200 lotes de medicamentos para o tratamento de hipertensão. Confira a lista de remédios e lotes recolhidos aqui.

Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Getty Images / Minha Vida

De acordo com a pasta, os medicamentos que tiveram os lotes recolhidos possuem os princípios ativos do tipo "sartanas", como a losartana, valsartana e irbesartana - sendo uns dos mais vendidos no Brasil.

A medida foi adotada depois que a Anvisa detectou impurezas, chamadas de nitrosaminas, neste princípio ativo, que é um dos ingredientes utilizados na fabricação de medicamentos para o tratamento de pressão alta.

Embora o risco seja muito pequeno, estudos apontam que as nitrosaminas têm potencial ou provável risco de causar câncer caso os medicamentos sejam consumidos todos os dias, em sua dose máxima, durante cinco anos seguidos.

Até o momento, foram avaliadas 29 empresas e 111 medicamentos comercializados em 2018. Além disso, a Anvisa realizará fiscalizações em todas as empresas fabricantes de medicamentos contendo "sartanas" disponíveis no mercado.

Desde julho de 2018, a Anvisa tem realizado publicações e ações alinhadas com agências do mundo inteiro, tais como a Agência de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos da América (FDA) e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), visando a segurança da saúde da população e a qualidade dos produtos consumidos.

O que fazer se você utiliza remédios para pressão alta?

A Anvisa orienta que para quem tem em casa o medicamento com o mesmo número de algum lote recolhido que não interrompa o uso até que faça a troca por outro medicamento.

"A interrupção pode causar sérios prejuízos imediatos, como risco de morte por derrame, ataques cardíacos e insuficiência renal", comunicaram.

Contudo, a troca de medicamento deve ser feita com orientação médica ou de um farmacêutico. Caso a pessoa tenha se sentido enganada, pode entrar em contato com a empresa, por meio do serviço de atendimento ao consumidor, e solicitar a troca do seu medicamento que consta na lista de lote recolhido.

O que é Hipertensão?

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou pressão alta é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial (PA). Considerando-se valores de pressão arterial maiores ou iguais a 140 / 90mmHg.

Veja as classificações, causas, sintomas e tratamentos para hipertensão!

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade