0

Anvisa proíbe comercialização de três lotes de queijos

Três lotes de queijo da marca Friolack apresentaram em análise bactéria capaz de provocar infecções no sistema nervoso central

2 jan 2018
14h22
atualizado em 3/1/2018 às 09h52
  • separator
  • comentários

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e a comercialização de três lotes de queijos da marca Friolack. Em nota, a Anvisa declarou que os lotes estavam contaminados pela bactéria Listeria monocytogenes, capaz de provocar listeriose e infecções no sistema nervoso central e outros problemas.

Estão suspensos os lotes 290 do Queijo Prato Lanche - Fatiado e Interfolhado, o lote 303 do Queijo Mussarela Fatiado e o lote 312 do Queijo Coalho. Todos eles são da marca Friolack, fabricados pela empresa Laticínios Fariolack Ltda - ME. Confira aqui a tabela com o detalhe dos lotes, datas de fabricação e validade.

De acordo com o órgão, a Friolack Ltda. já havia anunciado que iria recolher os lotes irregulares. No entanto, a empresa ainda precisa recolher todo o estoque existente no mercado. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira (28/12).

O Minha Vida entrou em contato com a Friolack para esclarecer a proibição e ver quais atitudes estão sendo tomadas. Confira abaixo a nota de esclarecimento:

"A empresa LATICÍNIO FRIOLACK LTDA., vem respeitosamente em resposta à matéria vinculada na mídia eletrônica do Site da Anvisa (Resolução - RE n° 3.414, de 26 de dezembro de 2017), se manifestar sobre os resultados do produto queijo de três lotes específicos.

Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que, preocupados com a qualidade e a segurança dos produtos que oferecemos, exercemos um rigoroso controle em todas as etapas do processo de fabricação dos produtos, desde a matéria-prima, seleção dos ingredientes até a fase final de embalagem, distribuição e chegada ao consumidor final. Possuímos corpo técnico qualificado e apto para desempenhar referido controle. A qualidade e a uniformidade de nossos produtos seguem severamente os requisitos regulamentares pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e em conformidade com a legislação vigente.

Informamos que não há registros no SAC ou em qualquer outro órgão com reclamações dos produtos queijo prato lanche fatiado e interfolhado - lote 290, queijo mussarela fatiado - 303 e queijo coalho - lote 312.

Para garantir e certificar a qualidade de nosso produto, imediatamente realizamos análises microbiológicas em laboratório próprio, de amostras do schelf life e efetuamos o envio de amostras destes lotes para laboratório credenciado junto ao MAPA (Laboratório Unianálises/Univates) para pesquisa de microrganismo Listéria monocytogenes (NO MESMO LOTE DE PRODUTOS questionados. O LAUDO REALIZADO POR INSTITUTO/LABORATÓRIO COM REFERÊNCIA NACIONAL NÃO APRESENTOU NENHUMA IRREGULARIDADE, como se pode verificar nos Certificado em anexos, compreendidos pelos relatórios de ensaio nº 25481/2017 e 25482/2017. Nesse sentido, aproveitamos a oportunidade para reiterar nosso compromisso de qualidade, confiabilidade e certificação dos nossos produtos com o consumidor, e informamos que o consumo do produto não oferece riscos para a saúde.

A FRIOLACK é uma empresa que está há dezoito anos no mercado de produtos laticínios, com inúmeros prêmios conquistados, se preocupa com a qualidade e com controle microbiológico efetivo de todos os produtos e linhas produtivas. Acreditamos se tratar de um equívoco que será esclarecido. A empresa está adotando todas as medidas necessárias para a rápida elucidação do fato, diga-se de passagem, eventual e sem precedentes. Antes mesmo da publicação da Resolução RE nº 3.414 pela Anvisa, já se deram os recolhimentos voluntários dos referidos lotes questionados. Desde já, nos colocamos à disposição através do SAC (sac@friolack.com.br) ou telefone (54)4052-9228, cujo contato se encontra na embalagem dos nossos produtos, para quaisquer outros esclarecimentos. Nosso compromisso é manter a qualidade de todos os nossos produtos e, como sempre, honraremos com o que nos comprometemos."

Minha Vida

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade