PUBLICIDADE

Anvisa identifica 90 marcas irregulares de cigarros; confira a lista

Produtos possuem um preço mais baixo do que os regularizados, contribuindo para o aumento do consumo do cigarro

15 mar 2019 - 14h37
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta terça-feira (12/3), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma lista com 90 marcas de cigarro comercializadas de forma irregular no país. Segundo a pasta, os produtos representam um grave problema, já que têm preço mais baixo dos que os regularizados e consequentemente são mais acessíveis para crianças e adolescentes.

Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Getty Images / Minha Vida

O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2016 existem 1,1 bilhão de fumantes adultos em todo o planeta. Embora muitos já saibam, é importante reforçar que o consumo de tabaco traz diversas desvantagens para saúde, como doenças respiratórias, cardíacas e odontológicas.

Para evitar o aumento do consumo de cigarro, a OMS prevê no artigo 6º da Convenção-Quadro da OMS para Controle do Tabaco (CQCT) o aumento de impostos e dos preços do cigarro. No entanto, o mercado ilegal continua crescendo, destruindo os efeitos dessa política exigida pelo órgão, já que os preços tendem a ser mais baixos.

Um relatório do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) aponta que a estimativa da proporção de cigarros ilegais consumidos no Brasil, em 2017, foi de 38,5% do consumo total de cigarros.

A Anvisa ressalta que não existem níveis seguros para o consumo de qualquer produto derivado do tabaco. Por esse motivo, a única forma de estar livre dos riscos relacionados a esses produtos é não consumi-los e não respirar a fumaça produzida por quem fuma.

Confira abaixo a lista completa dos produtos ilegais:

Para identificar se o produto derivado do tabaco está registrado na Anvisa, basta consultar, na página da Agência, uma lista com os produtos regulares. Caso queira fazer uma denúncia de um produto que não possui registro basta entrar em contato pelo número 0800 642 9782 ou pela Ouvidoria da Anvisa.

Como parar de fumar?

Vários métodos podem ser utilizados para deixar de fumar, desde a parada abrupta até o suporte de produtos à base de nicotina, as chamadas terapias de reposição. "Vários fatores influenciam na escolha do método, como motivação, medos sobre parar de fumar e sintomas de ansiedade", afirma a psicóloga e especialista em tabagismo Sabrina Presman, da Associação Brasileira de Estudo do Álcool e Outras Drogas (Abead).

Segundo a especialista, um tratamento efetivo envolve a abordagem de três aspectos: físico, psicológico e comportamental. avaliação médica criteriosa é capaz de indicar qual o tratamento ideal para cada paciente. Veja aqui 7 métodos que ajudam a parar de fumar!

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade