Skate em dia: saiba como fazer a limpeza do seu carrinho

Para durar mais, equipamento precisa ser higienizado logo após o uso

12 out 2017
08h00

Você costuma voltar do rolê e nem pensa em passar um pano seco no seu skate? Sabia que mantê-lo limpo pode fazer ele durar muito mais tempo? Os skates precisam ser higienizados para não danificar os rolamentos e para não levarem sujeira para dentro de casa. Neste post, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer essa limpeza! Olha só:

Rodinhas precisam ser limpas para evitar acúmulo de poeira
Rodinhas precisam ser limpas para evitar acúmulo de poeira
Foto: Shutterstock

Com que frequência preciso limpar?
Isso depende muito da frequência de uso e dos lugares para onde você leva seu equipamento. Quem mora no litoral, por exemplo, e curte andar pela orla, pode ter um pouco mais de trabalho, já que pequenos grãos de areia podem ficar acumulados nas rodinhas. O mais fácil é conservá-las limpas, então sempre que voltar do rolê, pegue um papel toalha ou guardanapo e limpe a parte interna das quatro rodas. Isso serve para manter a limpeza do dia a dia.

Preciso lavar as rodinhas?
Quando quiser fazer uma faxina mais profunda nas rodinhas, você precisará tirá-las do skate. Em geral, o procedimento é simples, basta tirar as porcas que prendem as rodinhas aos eixos, mas também vale pedir a ajuda de um amigo, se você não quiser fazer o trabalho sozinho. Para não perder as partes que for tirando, guarde-as em um pote enquanto faz a limpeza.

Depois, coloque as rodinhas de molho por um tempo, em um balde com água. Lembre-se de fazer isso apenas com as rodinhas, sem colocar os rolamentos junto. Se as suas forem de plástico, você pode utilizar produtos como CIF Cremoso, que remove a sujeira com mais praticidade. É só aplicar o produto em um pano seco, passar na rodinha e finalizar com um pano úmido, para retirar possíveis resíduos.

Como limpar a lixa?
Na realidade, o ideal é limpar a lixa do seu skate o menos possível, pois esse procedimento pode descascá-la. Quando ela estiver muito suja, jogue um pouco de água sobre o material, e esfregue com um pano limpo. Depois, deixe secando ao sol antes de guardar seu skate de novo.

Que outros cuidados posso ter com meu skate?
1. Não utilize produtos abrasivos em nenhuma das partes do seu skate, pois eles podem danificá-lo;
2. Não guarde seu skate molhado ou com acúmulo de areia ou terra;


3. Evite esfregar a lixa com materiais cortantes;
4. Leve seu skate para manutenção de um profissional (isso pode ser feito uma vez ao ano, ou quando perceber que ele está com alguma peça frouxa, por exemplo).

Fonte: CA

compartilhe

publicidade
publicidade