Saiba como organizar seu guarda-roupa para ter mais praticidade

Com algumas dicas básicas, dá para se livrar da bagunça e encontrar todas as suas roupas

26 set 2017
08h00

Manter o guarda-roupa organizado não só ajuda você a visualizar suas roupas com facilidade, como também traz uma sensação de bem-estar ao ambiente. Mas você sabe como arrumar seu armário? O que colocar em gavetas? Quais peças pendurar nos cabides? Há pelo menos três maneiras eficazes de fazer isso, e você pode escolher a que melhor se encaixa na sua rotina.

Nos cabides, coloque as peças de tecidos delicados para evitar que amassem
Nos cabides, coloque as peças de tecidos delicados para evitar que amassem
Foto: Shutterstock

Por tipos ou modelos de roupas
A regra aqui é bem simples: blusas com blusas, calças com calças, saias com saias, e assim por diante...É só agrupar os tipos de roupa e colocá-las em uma ordem que faça sentido para você. Por exemplo: se você prefere prateleiras em vez de gavetas, siga sua lógica e coloque as peças que mais usa nas prateleiras, deixando os demais espaços para as outras roupas.

Por cores
Ordenar suas roupas por cores, além de ser prático, deixa o guarda-roupa superbonito.
Organize dos tons claros aos escuros. Separe as peças lisas das estampadas. Mantenha esse sistema de cores nas gavetas e prateleiras, para que seu armário fique harmonioso. Funciona também para os sapatos.

Por estações
Essa dica pode ser útil especialmente para quem mora em regiões onde as estações são mais definidas, como no Sul do país. Ainda assim, vale adotar algumas práticas.

Durante o verão, aquele casaco grosso que você só leva para viagens não precisa ficar ocupando o espaço de outras peças. Guarde as roupas que não estão em uso em sacos de TNT e libere prateleiras e cabides.

E na hora de organizar?
Agora que você já decidiu qual tipo de arrumação faz mais sentido para você, é hora de arregaçar as mangas. Algumas dicas são básicas e valem para todo mundo.

1 - Padronize os cabides
Se puder, compre todos os cabides da mesma cor e material. Se não, apenas os organize, virando todos para o mesmo lado. Ao abrir o guarda-roupa, você já sentirá a diferença.

2 - Utilize organizadores
Organizadores podem ser úteis para separar peças em gavetas e prateleiras. Roupas íntimas, cintos e lenços podem ser colocados em organizadores circulares. Bolsas e botas podem ser penduradas em cabides de organizadores. Divisores de prateleiras ajudam a manter as roupas empilhadas.

3 - Doe peças antigas
Tire todas as roupas do armário e coloque em cima da cama. Separe as peças que você vai guardar, as que vai doar e as que ainda está em dúvida. Se você não usa uma roupa há mais de um ano, ela pode ir direto para a pilha da “doação”, a não ser que seja uma peça de valor afetivo.

4 - Use etiquetas para identificar itens em caixas
Isso facilita sua vida na hora de procurar algum acessório ou sapato. Aquela cena de ter que tirar todas as caixas do armário e olhar uma por uma nunca mais vai se repetir.

5 - Proteja as peças delicadas
Vestidos de festa, ternos, gravatas e peças com muitos bordados devem ser guardadas à parte, em sacos protetores e de preferência com cabides. Como elas geralmente são usadas em ocasiões especiais, pode ser uma boa ideia verificar se precisam de alguma manutenção.

Fonte: CA

compartilhe

publicidade
publicidade