Marmita de todo o dia: como organizá-la com praticidade

Preparo dos alimentos pode ser feito em um único dia para facilitar sua rotina

24 out 2017
08h00

Organizar as refeições em marmitas traz inúmeras vantagens: é uma ótima alternativa para quem quer reduzir os custos com almoços em restaurantes e passar a se alimentar melhor. Afinal, quando você prepara sua comida, tem um controle maior sobre o que está consumindo. Você pode seguir algumas dicas para tornar a preparação mais fácil e prática. Confira:

1 - Vá ao supermercado com uma lista de compras
Na hora de ir às compras, faça sua lista de acordo com as quantidades calculadas previamente e a siga à risca. Ter um papel em mãos evita que você leve para casa itens desnecessários, além de tornar sua ida ao mercado muito mais rápida.

2- Planeje um cardápio semanal
Uma semana é o período ideal para preparar seu cardápio. Geralmente, é o tempo que os alimentos duram sem estragar na geladeira. Além disso, ao preparar sua comida para as refeições de segunda a sexta-feira, você evita ter que chegar em casa e ainda cozinhar o almoço do dia seguinte.

Planeje um cardápio semanal e escolha um dia para preparar os alimentos com calma e armazená-los em potes
Planeje um cardápio semanal e escolha um dia para preparar os alimentos com calma e armazená-los em potes
Foto: Shutterstock

3 - Leve em conta o que você gosta de comer
Não adianta planejar um cardápio que você considera prático de cozinhar, se você não gostar dos alimentos que estão nele. A chance de você chegar no trabalho e não ter vontade nenhuma de almoçar aquela refeição é grande. Procure balancear os pratos. Se você adora comer carne, por exemplo, pode incluir uma porção na marmita. Lembre-se apenas de equilibrar, incluindo vegetais e legumes.

4 - Busque variedade de alimentos
Lembre-se de que você vai passar a semana comendo o que preparou. Se fizer apenas um tipo de alimento, você provavelmente vai enjoar de comer sempre a mesma comida. Busque variedade: proteínas, vegetais, carboidratos. Calcule a quantidade de cada porção para cada dia para evitar desperdícios.

5 - Desenvolva um método para cozinhar
Mesmo que você não seja um expert na cozinha, não precisa fazer dessa tarefa um momento desagradável. Tente entender qual estratégia funciona melhor para você. Experimente cortar todos os temperos (como cebola, alho e outras especiarias) antes de começar o preparo dos demais alimentos. Se for cozinhar massa, por exemplo, já deixe a água fervendo na panela enquanto pica os legumes.

6 - Deixe tudo pronto na geladeira
Os potes são seus melhores amigos. Assim que os alimentos ficarem prontos, divida-os em cinco porções e monte um pote para cada dia útil da semana. Se você trabalha seis dias, vale o mesmo raciocínio. Ao deixar tudo pronto, você verá como sua rotina ficará menos estressante durante a semana. É só chegar em casa e pegar o pote do almoço seguinte.

7 - Não esqueça dos lanches
Além de preparar as refeições principais, lembre-se de levar uma ou duas opções de lanche na marmita. Isso evita que você coma alimentos fora da sua rotina durante a tarde. Uma fruta, sanduíche ou iogurte são escolhas saudáveis e práticas.

Fonte: CA

compartilhe

publicidade
publicidade