1 evento ao vivo

Feng Shui: ambientes bagunçados deixam pessoas estressadas

18 nov 2018
17h13
atualizado em 21/11/2018 às 19h26
  • separator
  • comentários

Muitas pessoas que encontro no meu dia a dia de trabalho reclamam que estão estressadas. Quando pergunto como são seu ambiente de trabalho e sua casa, muitas admitem que são uma bagunça sem igual.

Bingo! Encontramos a causa do estresse que estão passando: a própria desorganização que criam. E para piorar, suas vidas são uma bagunça só em muitos aspectos.

A maioria das residências e empresas que visito em minhas consultorias de Feng Shui apresenta um ponto negativo em comum: locais onde as pessoas guardam bagunças e até entulhos, que atraem energia estagnada para os ambientes.

Feng Shui: ambientes bagunçados deixam pessoas estressadas
Feng Shui: ambientes bagunçados deixam pessoas estressadas
Foto: Aleutie / iStock

Nas residências, é comum que o quarto da empregada ou um cômodo no fundo da casa vire o "quarto da bagunça" ou o "arquivo morto", um ambiente cheio de objetos velhos ou com pouco uso, mas que estão parados há muito tempo, deixando energia estagnada.

Um péssimo exemplo de bagunça na casa é quando a pessoa deixa "entulhos" protegidos na garagem da casa e o carro ao relento, tomando sol e chuva. Ótima energia de prosperidade tem esta casa e seus moradores, não?

Para travar as vendas de um comércio ou empresa, não tem coisa pior do que guardar com as mercadorias e produtos, que são energia de riqueza, entulhos e bagunças, que são energias estagnadas. É jogar dinheiro fora.

Por que acumulamos e como eliminar a bagunça

Mas por que um imóvel acumula tanta bagunça? Pergunta errada. A pergunta correta é: por que o ser humano tem necessidade de guardar tanta coisa sem uso em casa? Será apego? Medo de ficar sem algo? Saudades de velhos objetos?

Ser for apego, cuidado, pois apego ao velho mostra que não você não está abrindo sua vida às oportunidades que a cada dia batem à porta. Apego não é fácil de trabalhar e de eliminar, mas, é necessário, pois quem gosta de coisa velha é museu e brechó, que, por sinal, são um ótimo local para doar ou vender parte dos objetos parados em nossa casa ou empresa.

E como eliminar as bagunças? Por onde começar, afinal? Uma sugestão que sempre dou é a de não chamar o "quarto da bagunça" por este nome. Quarto de bagunça já nós passa a energia de um local que deve estar uma "zona", de cabeça para o ar, cheio de móveis, objetos, aparelhos, utensílios e "outras coisas" paradas e sem uso.

Mesmo que este local esteja limpo e arrumado, só o fato de ter um local denominado "quarto da bagunça" já nos passa uma energia de desarrumação em nossa vida. Mas, em geral, este local costuma ser bagunçado mesmo. Para resolver a situação, comece por mudar o nome. Chame a partir de hoje de despensa, depósito ou quartinho. É mais simples e mais arrumado.

Em segundo lugar, comece imediatamente a organizar as coisas neste espaço. Tudo bem acomodado, organizado e limpo. Nada de guardar objetos e móveis quebrados e sem uso. Isto se chama entulho, que muito dificilmente terá utilidade algum dia.

Entulho é sinônimo de 'vida e energia estagnada'

Entulho pode ser muita coisa: aparelhos eletrônicos e elétricos quebrados e sem uso, móveis quebrados, papéis, jornais, livros e revistas velhas, roupas velhas, trapos, brinquedos quebrados, ou seja, tudo que não tem mais serventia, mesmo que procuremos arrumar.

Entulho é sinônimo de "vida e energia estagnada", que, por sua vez, poderão afetar a prosperidade ou o relacionamento afetivo dos moradores de uma casa, dependendo de onde este cômodo está localizado, principalmente quando analisamos o Ba-Gua ou Mapa das Energias da casa ou empresa.

Muitas vezes, neste quartinho só se guarda objeto de pouco uso e até sem uso, que, claro, não é entulho. Aí, alguns pensam que, como são coisas seminovas, não irão afetar a energia da casa. Errado. Mesmo sendo objetos e utensílios novos e seminovos, temos um local fechado, com pouca circulação de pessoas, com uma energia parada e estagnada.

A melhor solução é fazer uma limpeza nesta "despensa", e procurar sempre estar circulando neste local. Pelo menos uma vez por semana, abra as janelas e portas, deixe a energia circular neste local. Agora, muita atenção para você que não tem o quarto da bagunça.

Muitas vezes, as bagunças e entulhos estão espalhados pela casa, em pequenos montes, caixas e pilhas pelo chão da casa. Ou então, em gavetas, armários e cadeiras ou mesas, pela sala ou quartos. Seja em pequenos montes ou em grandes montanhas, estes entulhos localizados, também trazem uma energia de bagunça, estagnação e travamento para nossas vidas.

Solução: limpeza, arrumação, organização. E atenção, não pense você que o Feng Shui tem alguma solução mágica para seu quarto da bagunça. Se este cômodo não for arrumado, a energia não circula. Se você quer ver sua vida andar e seus negócios prosperarem, comece por arrumar estas bagunças, doar o que puder e se desfazer dos entulhos.

Veja também

Fonte: Especial para Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade