5 eventos ao vivo

Dia de Santa Maria Madalena: orações à padroeira dos arrependidos

Confira a história e a oração da santa

22 jul 2020
08h35
atualizado às 10h17
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Peça pela intercessão de Santa Maria Madalena - Crédito: Reprodução
Peça pela intercessão de Santa Maria Madalena - Crédito: Reprodução
Foto: João Bidu

Maria Madalena esteve ao lado de Jesus Cristo em diversos momentos importantes da Bíblia. Segundo as escrituras, ela ficou próxima da cruz, junto com Maria Santíssima, enquanto ocorria a crucificação. Também foi ela a primeira pessoa a ver o Messias após a ressurreição.  

Por ter sido condenada pela comunidade onde vivia, em função de atitudes consideradas inadequadas na época, Maria Madalena não imaginava que, um dia, seria salva dos julgamentos alheios e teria seus pecados perdoados graças à bondade e o amor do filho de Deus.

E assim aconteceu; quando cruzou seu caminho com o de Cristo, deixou para trás sua antiga vida e passou a se dedicar às vontades de Deus, para propagar a palavra de fé por onde fosse.

Dia de Santa Maria Madalena é comemorado em 22 de julho - data escolhida pela Igreja Católica, em 2016, para promover uma festa de homenagem à santa, bem como ocorre em outras datas com os discípulos homens da Bíblia.

Por isso, aproveite o momento e celebre a ocasião com a oração de Maria Madalena, conhecida por ser a padroeira dos arrependidos. 

Dia de Santa Maria Madalena: história da santa

O nome Madalena significa Magdala, que é a cidade onde nasceu. O lugar era conhecido por ser o ponto de comércio em que havia grande fluxo de pessoas de diversas origens.

Maria Madalena, na época, foi julgada pela sociedade por ter cometido um pecado e a sentença que recebeu foi ser apedrejada até a morte em praça pública.

No momento em que seu destino parecia estar condenado, Jesus interveio e a salvou do ataque. O amor e a humildade demonstrada por Cristo tocou o coração de Madalena e, por isso, ela se arrependeu dos pecados e abandonou os antigos costumes para caminhar junto do Filho de Deus.

Por isso, atualmente, Santa Maria Madalena é tida como a padroeira dos arrependidos. Sua história é um exemplo de que o arrependimento é o primeiro passo para a salvação e que o julgamento alheio não faz parte das doutrinas ensinadas e demonstradas por Jesus. 

Como prova da importância de Maria Madalena para a concretização das palavras divinas, ela não apenas acompanhou o Calvário, mas foi a única a testemunhar a ressurreição de Jesus, tornando-se a mensageira do maior milagre da Bíblia. 

Além disso, mesmo quando os seguidores de Cristo eram perseguidos, ela não teve medo e nunca negou o nome de seu Salvador.

Em 2016, por desejo do Papa Francisco, Santa Maria Madalena recebeu a graça de ter o dia 22 de julho dedicado à sua memória.

A homenagem tem como objetivo exaltar a vida da mulher que é conhecida por ser a apóstola dos apóstolos, pois sua presença ativa ao lado de Jesus e sua grande dedicação a Deus foram responsáveis por ajudar a espalhar o amor divino.

Oração da Santa Maria Madalena

Para perdão dos pecados e dos erros

"Santa Maria Madalena, vós que ouvistes da boca de Jesus estas palavras: "Muito lhe foi perdoado porque muito amou… vai em paz, os teus pecados estão perdoados", alcançai-me de Deus o perdão dos meus erros e pecados, deixai-me participar do ardente amor que inflamou o vosso coração, para que eu seja capaz de seguir a Cristo até o Calvário, se for preciso e assim, mais cedo ou mais tarde, tenha a felicidade de abraçar e beijar os pés do Divino Mestre. Como Jesus Ressuscitado vos chamou pelo nome: "Maria!", que Ele chame também pelo meu nome… e eu nunca mais me desvie do seu amor, com recaídas nos erros do meu passado. Santa Maria Madalena, rogai por nós! Amém!".

Pedido à Santa Maria Madalena

"Santa Maria Madalena, o Deus Todo Poderoso, cujo Filho vos purificou de corpo e alma, fostes chamada para ser testemunha da Sua ressurreição. Misericordiosamente vos foi concedida a graça de serdes purificada de todas as enfermidades físicas e morais. Fazei com que também eu, pobre pecador, conheça o poder da vida infinita. Trazei até mim a bênção do Espírito Santo que vive e reina, o poder do Deus único e de Seu Filho Jesus Cristo. Agora, e para sempre. Amém."

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade