PUBLICIDADE

Dia de Finados: veja porque a morte não é o fim

No Dia de Finados, reze com fé e amor por quem foi morar com Deus

2 nov 2021 07h02
ver comentários
Publicidade
No Dia de Finados, reze com fé e amor por quem foi morar com Deus - Shutterstock.
No Dia de Finados, reze com fé e amor por quem foi morar com Deus - Shutterstock.
Foto: João Bidu

Em 2 de novembro celebramos o Dia de Finados, um momento dedicado à reflexão em memória dos entes queridos que não estão mais entre nós. Nesta data, é comum acendermos velas, rezarmos e irmos à missa. Essa atitude é capaz de enviar pensamentos e boas energias a essas almas, que agora moram com Deus.

O Dia de Finados

Missas em memória de pessoas que faleceram tiveram sua origem no século IV, mas foi só no século seguinte que se consagrou um dia para essa celebração. A data escolhida foi 2 de novembro, pois no dia 1º desse mesmo mês é o Dia de Todos os Santos e os religiosos acreditavam que, após a morte, as pessoas entravam em estado de graça, mesmo não sendo canonizadas

Busque conforto em Deus

Apesar de recebermos consolo de outras pessoas quando alguém querido se vai, a dor, a tristeza e a saudade são sentimentos normais nesses casos, pois superar a perda de alguém especial não é uma missão fácil. Porém, nunca devemos nos revoltar e questionar a Deus o porquê disso ter acontecido em nossas vidas. Mas podemos buscar o consolo em Nosso Senhor para entender que a morte é um acontecimento natural, já que estamos na Terra apenas de passagem. Ao se encontrar nessa situação, peça ao Todo-Poderoso que ajude você a obter forças para vencer esse momento difícil e encontrar novamente a alegria em seu caminho.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO HORÓSCOPO DIÁRIO NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO! 

Tenha paz no coração

Você também deve acreditar que a pessoa querida está em um lugar melhor, já que ao lado do Pai não há espaço para sofrimentos. E, além disso, ela vai estar viva em seu coração. Sempre que puder, direcione suas preces para aqueles que já se foram, uma vez que, assim, eles possam sentir nosso carinho e descansem em paz.

Súplica pelos que se foram

"Com o coração dolorido recordo, diante do Senhor, de meus queridos familiares e amigos falecidos. Seja feita a vontade de Deus! Como nos ensina Jó, Deus deu, Deus tirou, bendito seja seu santo nome! A morte é a condição de todo mortal. É o caminho da vida. Mas fere nosso coração. Sei que chorar é bom e não significa que estamos contra Deus. Aceitamos sua divina vontade. Num sentimento cristão de caridade rezo por meus falecidos. Ofereço por eles o sacrifício de minha oração, que é o único lugar onde posso encontrá-los e a única coisa que posso fazer por eles. Se necessitam de minha oração, eu peço que o Senhor os receba em sua casa. Que tenham a alegria de estar no Céu. Que meus sofrimentos e minha oração ajudem na sua purificação. Assim, chegando à casa do Senhor, possam interceder e rezar por nós. Amém."

Oração pelos falecidos

"Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós vos pedimos por (diga o nome da pessoa que faleceu), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele, tendo passado pela morte, participe do convívio de vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que sua alma nada sofra, e Vos digneis ressuscitá-lo com os vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. (Reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria). Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a vossa luz! Amém!"

Prece pelos entes queridos

"Senhor que perdoais os pecados e quereis a salvação de todos os homens: por intercessão da Virgem Maria e de todos os santos, dai a todos os que já partiram deste mundo, particularmente nossos pais, irmãos, parentes e benfeitores, a alegria da bem-aventurada eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém. Que as almas de todos os fiéis defuntos pela misericórdia de Deus descansem em paz. (Faça uma breve pausa em silêncio para lembrar do nome de alguns falecidos e reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai.) Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno. E brilhe para eles a vossa Luz. Descansem em paz. Amém!"

Para superar a dor

"Ó Deus, que em todo o tempo governais a vida dos homens, humildemente vos encomendamos o vosso servo (diga o nome), cuja morte prematura todos choramos; fazei-o gozar da juventude perene na bem-aventurança da vossa morada. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém."

Fontes: O Livro das Minhas Orações, Pe. Mário Santos (org), Editora Paulus, 10ª edição. O Poder da Oração - Rezar com o Espírito Santo, Padre Luiz Carlos de Oliveira, Editora Santuário. encontrocomcristo.com.br e www.catequisar.com.br

João Bidu
Publicidade
Publicidade