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Controle da respiração ajuda a manter a saúde mental em dia

Veja como a técnica de controle da respiração ajuda no bem-estar da mente

9 out 2020
18h08
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Respiração controlada é uma forma de relaxamento -
Respiração controlada é uma forma de relaxamento -
Foto: Motoki Tonn/Unsplash / João Bidu

Dia 10 de outubro é considerado o Dia Mundial da Saúde Mental desde 1992. A data foi escolhida pela Federação Mundial de Saúde Mental para abordar a questão sobre os transtornos mentais com mais clareza e para combater os preconceitos sobre o assunto. Transtornos mentais são considerados doenças, isso quer dizer que podem ser tratados e, consequentemente, os pacientes têm uma grande possibilidade de ter uma melhor qualidade de vida.

Depressão, ansiedade, estresse pós traumático, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outros, são transtornos mentais que podem afetar pessoas em qualquer idade. O diagnóstico de um profissional da saúde mental, psicólogos ou psiquiatras, é a melhor opção para identificar o problema e o tratamento ideal para o paciente. Durante a pandemia, por exemplo, houve um aumento dos gatilhos que provocam o desenvolvimento dessas doenças. O medo, a incerteza, as preocupações, os pensamentos intrusivos e a alteração repentina de rotina são agentes que causam um desequilíbrio mental.

Por causa do isolamento social, muitos consultórios de profissionais da psicologia e psiquiatria precisaram fechar por um determinado tempo, porém em contrapartida houve a popularização de sites que oferecem atendimento psicológico online e gratuito. Neste período também houve a criação de canais de escuta, como é o caso do projeto Experiência de Escuta que permite uma conversa de 30 minutos com um profissional da saúde mental, não para atendimento psicológico, mas para dar um amparo aos sentimentos turbulentos motivados pela pandemia.

Outra ferramenta que também pode te amparar nos momentos de tensão é a técnica chamada de respiração controlada. Você sabia que é bastante comum a gente respirar de maneira errada? Pois é, a respiração é algo tão normal na nossa vivência que acabamos esquecendo dela, principalmente nas situações de estresse.

Você sabe que uma pessoa está respirando errado quando ela movimenta os ombros e o peito. Isso porque a melhor respiração é feita pelo abdômen. A barriga precisa ser contraída e expandida durante a respiração, dessa forma, é possível relaxar naturalmente e em poucos minutos. Além disso, o ar precisa entrar por meio do nariz, que é uma espécie de filtro. Portanto, a respiração deve ser silenciosa, com a boca fechada e sem mexer os ombros e o peito.

É comum uma pessoa ter a respiração incorreta enquanto está na frente da tela do computador. Isso porque, em geral, a má postura ao se sentar em uma cadeira interfere no jeito que você respira. Ademais, a respiração sofre alterações drásticas nos momentos de nervosismo e irritação. Por isso, em vez de esquentar a cabeça pensando nos problemas, observe como o ar está entrando no seu corpo. A técnica de controle da respiração ajuda a manter a saúde mental em dia porque ela proporciona calmaria, relaxamento muscular e é capaz de diminuir o rítmo cardíaco.

Porém, como tudo na vida, essa técnica não é milagrosa! O ideal é praticar a respiração controlada e colocar na rotina a execução de exercícios físicos, uma boa alimentação, horas de conversa com pessoas que te fazem bem, deixar o celular no silencioso, se conectar com a natureza e determinar um tempo para você cuidar de si mesmo(a). A seguir você aprenderá um tipo de respiração controlada que você pode experimentar em qualquer momento do dia, principalmente quando você sentir que está perdendo o foco e a mente está fora do eixo.

Exercício de controle da respiração

Respiração alongada

Esta técnica é muito eficaz para aliviar os efeitos da ansiedade e reduzir os picos de estresse. Para começar, escolha um local sem ruídos e que você possa ter privacidade. O momento é de conexão com o interior, por isso prefira um ambiente que seja confortável para você. Então, tente expirar por mais tempo que a inspiração. Você não deve segurar o ar, apenas soltá-lo aos poucos e por mais tempo. 

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João Bidu
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