0

Conheça 9 opções deliciosas de chá para ansiedade

Aqueça o corpo e acalme a mente com os chás contra ansiedade

25 jun 2020
14h20
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Conheça os benefícios dos chás para ansiedade - Crédito: Valeria Boltneva/Pexels
Conheça os benefícios dos chás para ansiedade - Crédito: Valeria Boltneva/Pexels
Foto: João Bidu

Há séculos, os chás naturais são utilizados para tratar e combater diversos males da saúde, tanto física quanto emocional.

Seja para melhorar o funcionamento do organismo, reduzir dores ou até mesmo acabar com infecções, a infusão de ervas com água quente é uma das maneiras mais simples de aproveitar todas as qualidades medicinais das plantas.

Um exemplo de problema muito comum que já acomete quase 10% da população mundial e que pode ser reduzido com o auxílio dos chás naturais é a ansiedade. E as mesmas substâncias utilizadas para isso também são perfeitas para ajudar quem está com a mente muito agitada, para acabar com o estresse e até a insônia.

Portanto, além de ser uma ótima opção para esquentar o corpo nos dias mais frios e proporcionar uma sensação de aconchego ao acordar ou antes de dormir, o chá para ansiedade pode proporcionar a paz que você tanto deseja.

Então, aprenda a preparar 9 opções saborosas de chá para ansiedade e dê um fim aos sintomas desagradáveis do pessimismo, medo, preocupações e da própria ansiedade.

Mas, lembre-se: a ansiedade pode se tornar uma psicopatologia grave dependendo da intensidade dos sintomas. Por isso, pode ser necessário contar com a ajuda de um profissional especializado, como neurologistas e psiquiatras, para resolver o problema e não permitir que ele atrapalhe sua vida!

9 opções de chá para ansiedade

Chá de passiflora

O maracujá é um dos alimentos mais conhecidos pela sua ação calmante, certo? Então, imagine o que a flor dessa planta é capaz de fazer pela sua saúde mental!

A passiflora é a flor do maracujá e, assim como o fruto, é capaz de combater a agitação do corpo, a ansiedade, aliviar as preocupações, trazer conforto para a mente e melhorar a capacidade de concentração.

Para preparar esse chá para ansiedade coloque 250ml de água mineral em um caneco ou uma panela e deixe ferver. Com o fogo desligado, após a fervura, adicione uma colher de chá da flor. Tampe o recipiente e espere até 15 minutos e, em seguida, coe o chá para consumi-lo.

Chá de lavanda

Não é apenas na Aromaterapia que a lavanda é utilizada pelos seus poderosos efeitos relaxantes. O chá de lavanda proporciona o mesmo resultado, mas com mais força, já que a ingestão tem ação mais direta no corpo e a própria água quente também colabora no processo de relaxamento.

Além da ansiedade, a insônia é outro problema que terá fim após o consumo dessa bebida!

Para prepará-lo, coloque no fogo uma panela ou um caneco com quatro xícaras de água. Espere ferver e coloque duas colheres de sopa da planta já seca e picada. Tampe a mistura para abafar e aguarde cinco minutos. Se quiser, pode colocar um pouco de mel para adoçar.

Outra opção mais saborosa de chá de lavanda é com casca de laranja! Você precisará ferver quatro xícaras de água mineral. Em seguida, coloque uma casca de laranja e um pau de canela. Deixe a mistura no fogo por cerca de três minutos. Desligue e adicione duas colheres de sopa da lavanda, já bem seca e picadinha. Tampe o recipiente para abafar o preparo por cinco minutos, coe e seu chá estará pronto!

Chá de maçã

A ansiedade pode agir de diversas maneiras no corpo. Por exemplo, uma pessoa ansiosa é capaz de sentir tremores, fadiga, falta de sono e fome emocional. Neste último caso, quem passa por esse problema, em geral, vê na comida o conforto para lidar com os problemas pessoais, preocupações e medos.

Porém, o excesso de comida e a falta de controle nas refeições prejudicam a qualidade de vida. Por isso, o chá de maçã pode ajudar; ele provoca a sensação de saciedade e reduz os efeitos da ansiedade.

Para fazer o chá, você precisará cortar uma maçã em cubinhos e retirar as sementes. Pegue uma panela e coloque dentro os cubos e mais uma xícara de água mineral. Quando perceber que o líquido está fervendo, aguarde mais 10 minutos. Então, desligue o fogo e espere o chá amornar antes de beber.

Chá de manjericão

Ideal para dar fim aos problemas causados pela tensão, o chá de manjericão é um remédio natural para o combate do estresse, uma vez que estimula a liberação de endorfina. Outros benefícios são a redução de dores de cabeça, já que a erva contém anti-inflamatórios e sedativos, e a melhora da digestão.

O chá de majerição pode ser feito com 500 ml de água fervida e duas colheres de sopa das folhas da planta.

Chá de lúpulo

O lúpulo tem propriedades calmantes que tratam o excesso de agitação e a ansiedade, mas seu maior efeito é sobre a insônia; se você tiver qualquer perturbação do sono, o chá de lúpulo pode te ajudar! Ele proporciona também uma melhora nas dores de cabeça, de estômago e até dos dentes.

Ferva 200 ml de água, coloque o líquido em uma xícara e adicione uma colher de chá de lúpulo. Para melhorar ainda mais o efeito calmante, coloque também uma colher de camomila. Espere o preparo repousar por 10 minutos, depois coe e beba.

Chá de melissa

Para resolver a tensão muscular, nada melhor que um bom chá de melissa; seus efeitos ajudam a deixar o corpo mais leve e pronto para enfrentar qualquer problema. A erva também trabalha na dissipação do estresse, da ansiedade, melhora a qualidade do sono e tem ação desintoxicante no organismo.

Em uma xícara ou copo, coloque 250 ml de água fervida e mais uma colher de chá de melissa seca. Deixe o recipiente tampado por 10 minutos, espere esfriar um pouco e já pode beber o seu chá de melissa. 

Chá de valeriana

Suas noites de sono podem ser transformadas com essa erva, já que ela é um poderoso remédio natural para insônia. Se os pensamentos negativos lhe impedem de dormir bem, a valeriana cuidará desse mal para você, uma vez que ela é calmante e estimula o processo do sono.

É fácil preparar o chá de valeriana; para isso você precisará ferver um litro de água mineral e adicionar uma colher de sopa da erva. O líquido estará super quente, então, espere amornar antes de consumir.

Chá de camomila

Talvez seja o chá mais conhecido para controlar o estresse e a ansiedade - e todo esse sucesso não é por acaso! A camomila é eficaz para a redução da hiperatividade, das cólicas mentruais, para a melhora a digestão, além de ajudar no processo de cicatrização de feridas e acabar com o enjoo. 

O seu chá pode ser feito com 250 ml de água fervida e duas colheres de chá da flor seca. Coloque a mistura em uma xícara e deixe-a tampada por até 10 minutos. Depois coe e beba seu chá!

E aí, já escolheu seu chá para ansiedade favorito?

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade