0

Confira 9 dicas para acordar mais disposto e ter dias melhores

Aprenda o que fazer para levantar da cama com facilidade

15 jul 2020
14h30
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Confira as dicas para ter mais disposição - Crédito: Andrea Piacquadio/Pexels
Confira as dicas para ter mais disposição - Crédito: Andrea Piacquadio/Pexels
Foto: João Bidu

Existem certos costumes que parecem inofensivos, mas perturbam profundamente nossas noites de sono. Então, se você quer - ou precisa - acordar disposto para conseguir lidar sem problemas com a rotina, faça uma análise dos seus hábitos diários a partir das dicas a seguir. 

Amenizar os efeitos do cansaço, como a irritabilidade, o sono e falta de concentração e de memória, não é um trabalho impossível se você tomar alguns cuidados no dia a dia, principalmente antes de ir dormir!

Atitudes como beber mais água e permitir a entrada da luz no quarto são soluções que garantem mais disposição de forma natural. Portanto, descubra como ser mais produtiva(a), aprendendo algumas formas para acordar mais disposto(a) todos os dias!

Como ter mais produtividade e acordar disposto todos os dias

Não exagere nos despertadores

Nada de apertar o botão de soneca pela manhã! O melhor é ter determinação para acordar em um único horário. Para isso, é preciso planejar a rotina para estabelecer o melhor para você. O costume de colocar vários alarmes faz com que o momento de levantar da cama seja mais difícil e o cansaço só tende a aumentar.

Água é sempre bem-vinda

Todos os dias, após acordar, beba um pouco de água para hidratar o corpo que ficou a noite inteira sem uma única gota de líquido. Dessa forma, você estará ajudando o bom funcionamento do sistema digestivo e da corrente sanguínea. Além disso, a água melhora o ânimo e dá mais disposição - assim, você se sentirá pronto(a) para começar as tarefas do dia.

Nada de álcool

O consumo de álcool cresceu muito no período da quarentena. É fácil compreender a vontade de tomar uma cervejinha ou uma taça de vinho para relaxar após um dia de trabalho, principalmente com o estresse do isolamento. Porém, é importante lembrar que o álcool prejudica a qualidade do sono. Existe um costume errado de associar a bebida com boas noites de sono, mas, na prática, os efeitos não são muito positivos; você terá dificuldade para acordar e o dia seguinte será exaustivo. Então, se sua rotina requer muito da sua produtividade, que tal deixar os drinks de lado ou apenas para o fim de semana?

Deixes os aparelhos eletrônicos no mudo

Quem nunca perdeu algumas horas de sono conferindo mensagens no celular? Pois é, os aparelhos eletrônicos foram desenvolvidos para prender a nossa atenção, então enquanto eles estiverem ao seu lado, o sono não chegará. Portanto, para não prejudicar seu descanso, deixe os gatilhos da agitação - ou seja, tudo que te deixa mais acordado - fora do quarto. Se não puder, pelo menos coloque o celular no modo avião ou no "não perturbe".

Coma alimentos saudáveis

O café da manhã é uma refeição que muitas pessoas acabam pulando - principalmente quando acordam atrasadas. Porém, essa refeição é uma das principais do dia e, na falta dela, a programação do dia é afetada. O que acontece é que pular o café da manhã aumenta as chances de exageros na hora do almoço e no jantar, possibilitando o aumento de peso e até a insônia.

Pratique exercícios

Pela manhã, pratique cerca de 15 a 30 minutos de atividades físicas. O movimento do corpo estimula a produção da serotonina, conhecido por ser o hormônio do bem-estar e da felicidade, o que dará um up no seu dia. Os exercícios mais tranquilos, como o yoga, também podem ser feitos à noite para relaxar o corpo e prepará-lo para o sono.

Deixe a luz do Sol entrar

O Sol é o regulador natural do sono, portanto, quando for dormir, lembre-se de deixar algumas brechas na janela para que os raios solares possam entrar no ambiente durante a manhã. Conforme a luz natural entrar no quarto, o corpo acordará aos poucos e na hora certa, melhorando a disposição para encarar o dia.

Aposte no conforto

Travesseiros, colchão e roupas desconfortáveis também são agentes que interferem no sono. Sabe aquela história de encontrar a posição certa para conseguir dormir? Então, se você tem essa dificuldade, a dica é avaliar se seu colchão e travesseiro são ideais para você. Além disso, avalie se seu pijama e a roupa de cama são confortáveis e aconchegantes. Investir nesses itens será um ganho para a qualidade do seu sono e para sua disposição.

Não enrole para dormir

Não caia na tentação de assistir mais um episódio da sua série favorita ou o novo filme do catálogo do streaming! Se você não respeitar as horas de sono ideais para o descanso do corpo - oito horas por noite, em média - não haverá milagre que fará com que você tenha mais disposição no dia seguinte. Pense que cada minuto a mais na frente da televisão é um de atraso na hora de acordar com disposição.

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade