PUBLICIDADE

Como fazer velas aromáticas para cuidar do astral da casa

Aprenda o passo a passo de como fazer velas com óleos essenciais

16 mar 2021 18h08
ver comentários
Publicidade
Confira como fazer velas aromáticas caseiras -
Confira como fazer velas aromáticas caseiras -
Foto: Pexels / João Bidu

Para cuidar do astral da sua casa, de maneira que fique sempre positivo e próspero, experimente utilizar as velas aromáticas. Os aromas são uma forma eficaz de equilibrar as energias do ambiente, de atrair boas vibrações e de combater os sentimentos e os pensamentos desgastantes.

E sabe qual é a melhor parte? É que você pode fazer velas aromáticas em casa, com o formato e o cheirinho que você quiser. 

Então, se você tem algumas velas tradicionais guardadas na gaveta da cozinha, pegue-as e confira como reaproveitá-las nessa receita de velas aromáticas caseiras.

Como fazer velas aromáticas em casa

Você vai precisar de:

  • Faca;
  • Prendedor;
  • Parafina ou vela pronta;
  • Panela grande;
  • Panela pequena (se possível que ela seja esmaltada);
  • Colher de pau;
  • Recipiente para dar formato para as velas;
  • Pavios ou barbante;
  • Palitos de sorvete ou de churrasco;
  • Termômetro de cozinha;
  • Óleo essencial ou essência aromática da sua preferência.

Como fazer velas aromáticas

Antes de derreter a parafina, deixe preparado o recipiente em que você fará a vela. Ele pode ser de vidro e ter o tamanho e o formato que você quiser. Você pode reutilizar, por exemplo, as embalagens de vidro de requeijão ou de geléia.

No centro do recipiente que você escolheu, coloque um pavio ou um pedaço de barbante. Para deixá-lo fixo, sem correr o risco de ficar torto na hora de colocar a parafina derretida, coloque palitos de sorvete ou de churrasco um de cada lado do pavio e depois prenda o pavio com o prendedor, de maneira que ele fique apoiado nos palitos.

Deixe o prendedor apoiado nos palitos
Deixe o prendedor apoiado nos palitos
Foto: João Bidu

Agora é hora de manusear a parafina! Pegue uma faca e, com cuidado, corte a parafina em cubos. Se você for usar a parafina de uma vela já pronta, corte-a em pedaços e separe o pavio, que será reaproveitado na receita (siga as instruções anteriores sobre como fixar o pavio).

Como a parafina é um material inflável, para derretê-la com segurança é preciso deixar o item em banho-maria. Por essa razão, coloque água na panela grande (até a metade) e, em seguida, coloque a panela pequena dentro da outra. Os pedaços de parafina devem ser depositados na panela pequena. Mexa-os constantemente com a colher de pau e fique atento(a) com a temperatura.

Para derreter a parafina é preciso atingir a temperatura de 60º, aproximadamente. Esse número pode variar de acordo com a potência do seu fogão, porém, não deixe que a temperatura ultrapasse os 80º, pois sua vela pode perder a qualidade. Para manter o controle da temperatura, utilize o termômetro de cozinha, beleza?

Depois que a parafina derreter, adicione algumas gotas do óleo essencial da sua preferência. A quantidade varia de acordo com a concentração do produto, então quanto maior for a concentração, menor será a quantidade que você irá usar na sua vela. 

Coloque a parafina dentro do recipiente em que está o pavio. Faça esse processo aos poucos e não deixe a parafina esfriar, porque ela pode endurecer. Lembre-se de deixar um pedaço do pavio sem parafina, pois será onde você irá acender a vela.

Cuidado para não se queimar com a parafina quente
Cuidado para não se queimar com a parafina quente
Foto: João Bidu

Você pode decorar a sua vela de acordo com a essência que você escolheu. Alguns pedaços soltos de ervas, como alecrim, deixam a vela mais bonita e também ajudam a potencializar o aroma.

As ervas ajudam a realçar o aroma da vela
As ervas ajudam a realçar o aroma da vela
Foto: João Bidu

Para finalizar, deixe a vela em um lugar em que ninguém mexa. Espere 24 horas para a parafina endurecer por completo. Fácil de fazer, não é?

João Bidu
Publicidade
Publicidade