Causa e Efeito: o impacto da temporada libriana, segundo o tarot e a astrologia
A temporada libriana começa neste domingo (22).
Neste final de semana, o Sol adentra a constelação de Libra, iluminando a necessidade de equilíbrio, amor e harmonia em nossas vidas. Esta temporada não se trata apenas de harmonia externa, mas da busca por um alinhamento profundo entre o "eu" e o outro, o ego e a separação. Conheça como a energia de Libra, apoiada pela sabedoria do Tarot, pode te guiar no processo de inteligência emocional, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, te ajudando a alcançar um estado de paz interior e harmonia nas relações. Além disso, descubra quais são as principais mensagens dos astros para a temporada libriana.
A mensagem dos astros durante a temporada libriana
A primeira semana da temporada libriana começa com o ingresso do planeta Vênus, regente de Libra, no signo de Escorpião. A potência Venusiana em nós representa a nossa capacidade de cooperação, boa vontade e propósitos construtivos. É ela quem indica a nossa consciência de união e, quando se encontra sob os domínios de Escorpião, essa consciência se expressa de maneira intensa, revelando uma espécie de controle, vontade de domínio e pode facilmente nos impelir a subjugar nossos vínculos, afim de atender nossos próprios interesses, propósitos e prazeres pessoais. Entretanto, diante de uma consciência mais elevada, essa posição pode se revelar com uma capacidade incrível de transmutação emocional. Fortalecendo não só as bases psíquicas que sustentam as nossas relações, mas intensificando inclusive a libido.
Outros trânsitos na temporada libriana
Ainda na primeira semana Mercúrio entra no signo de Libra, simbolicamente representando a faculdade do nosso intelecto e nossa comunicação, essa potência nos favorece diálogos e trocas construtivas. Nessa posição, recebemos um ótimo momento para solucionar desavenças, incluindo processos que envolvam a esfera jurídica. Já a segunda semana da temporada libriana se revela com extrema importância devido a um Eclipse Solar no signo de Libra, que diferente do Eclipse Lunar, promete ser mais enfático e significativo para os temas materiais. Entretanto, vale lembrar que sua influência se estende ao longo de seis meses e nos promete revelações e mudanças inusitadas indicando novos caminhos e quebras de paradigmas. Na terceira semana, Júpiter, o planeta conhecido como o grande benéfico, passa para o movimento de retrogradação no signo de Gêmeos. Durante aproximadamente seis meses, essa dinâmica nos induz a reorganizações e pode influenciar alguns assuntos que se deram por resolvidos entre o final de julho e início de agosto, sendo muito positivo se esforçar um pouco para lembrar o que estava acontecendo em sua vida durante esse período.
Relacionamentos, intensidade e equilíbrio
Na mesma semana, Mercúrio entra no signo de Escorpião revelando não somente uma intensidade emocional em nosso intelecto, mas também uma atuação mais presente das profundezas de nossa psique. Por isso, será importante pegar leve nas palavras, além de reavaliar algumas mágoas e hábitos que podem se revelar um tanto nocivos e sabotadores. Já na última semana da temporada libriana, Vênus inicia seu trânsito no signo de Sagitário, uma posição favorável - visto que estará sob os domínios de Júpiter. Essa posição promete trazer mais leveza aos temas de relacionamento, um ar mais divertido e cômico, mas que será importante trazer um pouco de equilíbrio e luz para o aspecto de permissividade.
Signo de Libra, o amor e a dança do equilíbrio
Na mitologia, Astreia tentou incansavelmente instalar a paz e honestidade no coração da humanidade, mas, desiludida com a corrupção, ascendeu aos céus, levando consigo a balança com a qual pesava as ações de cada ser. Dessa balança nasceu a constelação de Libra, um símbolo eterno da busca por equilíbrio e justiça dentro de cada um de nós para com o outro e, principalmente, com o Planeta que nos recepciona nesta curta jornada. O atributo fundamental na manutenção do equilíbrio é o desenvolvimento e preservação do amor, é por essa capacidade que nos enxergamos no outro e medimos as nossas atitudes para não sermos dominados pelos próprios interesses sobrecarregando nossas relações. É na potência de Libra onde o ego encontra sua justa medida, ressoando a grande lição formada com Áries.
O amor e o equilíbrio
Um exemplo prático dessa potência, pode ser reconhecido na dinâmica de quando recebemos algo. A reação natural é querer retribuir para restabelecer a balança. No entanto, quando o amor está presente, essa troca vai além do simples equilíbrio; ela se torna uma expressão de generosidade que alimenta a relação de maneira profunda. Ao invés de uma simetria rígida, o amor nos permite dar mais do que recebemos, sabendo que isso fortalecerá ainda mais os laços das relações e enriquecerá qualquer tipo de conexão.
Libra e o arcano maior do Tarot "A Justiça"
No tarot, o arcano maior "A Justiça" é profundamente conectado ao signo de Libra e nos lembra que todas as nossas ações têm consequências - e que a verdadeira justiça é imparcial. Engana-se quem acha que a ilustração desse arcano se refere a passividade, ela nos pede discernimento para que possamos agir com sabedoria, sem desespero em nossas ações e decisões. A Justiça nesse caso não se refere à justiça externa, mas a interna, onde medimos nossas ações e as repercussões que ela terá em nossa vida e na vida dos outros. A espada que a figura da Justiça segura em sua mão esquerda simboliza a clareza e a precisão mental, necessárias para cortar através da ilusão e ver a verdade das coisas. É um chamado para que durante essa temporada libriana venhamos a refletir sobre nossas escolhas e tomemos em mãos a responsabilidade por nossas vidas, buscando sempre o equilíbrio.
Sol em Libra: assim no céu, como na terra
Segundo o tarot e a astrologia, algumas previsões coletivas que podem ser levantadas para a temporada libriana estão ligadas a intervenções legais no meio publicitário, principalmente envolvendo temas complexos e tendenciosos a vícios como jogos de azar e pornografia. Além disso, temas como o papel da abordagem e intervenção familiar no tratamento da dependência e leis de assistencialismo, podem surgir com força. Outro tema que entra em destaque são os movimentos e protestos feministas que podem se revelar diante de notícias chocantes envolvendo violência doméstica e casos sensíveis. Podemos ver, ainda, situações envolvendo um grande nível ou desnível de água, inclusive barragens.
Que o autoamor nos guie e que a fé nos acompanhe!
Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.