1 evento ao vivo

Arteterapia: um grande aliado no processo de cura

Descubra como a artererapia pode te ajudar no processo de cura

20 set 2020
11h01
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Descubra como a arte terapia pode levar à cura -
Descubra como a arte terapia pode levar à cura -
Foto: Gustavo Fring/Pexels / João Bidu

Arteterapia é uma importante ferramenta de autoconhecimento no qual o processo criativo de se expressar por meio de arte leva a uma introspecção do indivíduo. Essa terapia, que deve sempre ser mediada por um profissional, pode ser feita tanto em grupo quanto individualmente.

É importante frisar que essa terapia não é apenas para aqueles que tem um dom inato para a arte, ou mesmo querem trabalhar com arte no futuro. A arteterapia é como um hobby com propósito que te leva á uma conexão maior com o seu eu interior. 

Além de desenvolver o cognitivo, o emocional e o físico, essa técnica é conhecida por baixar os níveis de stress e ansiedade, promovendo um maior controle das emoções que levaremos para muito além do nosso tempo ativo nas sessões. O trabalho da arteterapia desenvolve, entre outras coisas, a concentração e a paciência de uma maneira nova e descontraída, levando o indivíduo a se abrir mais do que fariam durante sessões de terapia tradicional, já que se trata de um ambiente relaxante, onde a pessoa muitas vezes tão entretida com o que está produzindo, acaba não se cobrando tanto, e o medo e a vergonha fica em segundo plano.

Muitas técnicas artísticas são utilizadas nessa terapia, como desenho, pintura, escultura, modelagem, música, entre outras, e cada uma delas tem a sua função específica, devido ao que o profissional acredita ser importante para o seu desenvolvimento. 

Adicionar a arteterapia a sua rotina não tem contraindicação, sendo indicado para pessoas de todas as idades e em todas as fases da vida.

Quando aliado a sessões de psicoterapia, a arteterapia pode levar a um equilíbrio emocional mais eficaz no controle de doenças como depressão, já que ambas promovem equilíbrio emocional de maneiras diferentes - sendo a arterapia de uma maneira mais prática e manual, e a psicoterapia de uma maneira mais teórica e analítica - o que permite que uma complemente a outra.

Muito utilizado no tratamento de traumas, essa técnica se baseia na produção de arte simbólica para aprender a lidar com os acontecimentos do passado, mesmo que de forma inconsciente. Esse resultado é obtido por colocar o indivíduo no controle da situação, sendo ele capaz de literalmente controlar os personagens e acontecimentos, tendo dessa vez, todo o poder de criação do começo ao fim.

Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade