3 eventos ao vivo

9 plantas para o quarto que ajudam a melhorar seu sono

Melhore suas noites de sono com ajuda das plantas para o quarto

22 jul 2020
16h59
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Aproveite a energia das melhores plantas no quarto - Crédito: Taryn Elliott/Pexels
Aproveite a energia das melhores plantas no quarto - Crédito: Taryn Elliott/Pexels
Foto: João Bidu

Quem nunca teve uma noite de sono ruim, não é? Seja pelo excesso de preocupações e pensamentos, um alimento pesado que comeu antes de deitar ou até mesmo pela grande quantidade de energia no corpo, é normal passar por isso ao longo da vida.

Claro que, se sua insônia for recorrente, pode ser necessário procurar um profissional de saúde mental e/ou neurológica para entender as causas desse problema. Porém, se seu caso for mais leve e pontual, com apenas algumas atitudes simples já é possível melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, sua vida também.

Além das técnicas de higiene do sono, contar com a ajuda das plantas para o quartotambém pode te ajudar a melhorar suas noites. Na natureza, existem espécies que limpam o ar, combatem fungos e ajudam no astral do ambiente - fatores que proporcionam o bem-estar físico e emocional e, portanto, tornam o sono mais fácil e prazeroso durante a noite inteira.

Então, para deixar sua casa ainda mais bonita, energizada e, de quebra, ainda melhorar seu sono, descubra quais são as melhores plantas para o quarto.

Plantas para o quarto que melhoram a qualidade do sono

Babosa

Conhecida por fazer parte da rotina de beleza dos cabelos e da pele, a babosa também traz benefícios para o sono. Sua composição é capaz de melhorar a qualidade do ar, proporcionando mais oxigênio ao ambiente, o que colabora com a indução ao sono.

Para ter uma bela babosa no quarto, você precisa cultivá-la em um espaço que tenha luz solar. Porém, a rega pode ser feita apenas uma vez por semana ou de acordo com a umidade da terra em que ela estiver, já que ela pode apodrecer se estiver muito úmida.

Se tiver pets em casa, tome cuidado com o cultivo da babosa; ela é tóxica para cães e gatos.

Clorofito

Se você costuma usar ar condicionado no quarto, o clorofito pode ser a melhor escolha, já que ele suporta a queda de temperatura. Essa espécie ajuda na circulação e na limpeza do ar.

Caso o quarto seja uma suíte, a planta pode ser colocada próxima à porta do banheiro, visto que uma de suas características é a absorção de odores. Também por isso, ela é eficaz para manter o ar limpo e a respiração mais suave. Vale lembrar que a respiração é uma poderosa ferramenta para o combate do estresse.

O clorofito é uma ótima opção para quem tem pets em casa, já que não é tóxica para cães e gatos.

Gardênia

O perfume de suas flores deixará o quarto com um aroma leve de primavera. A planta se dá bem em locais iluminados, mas sem contato direto com o Sol. Por serem delicadas, as flores precisam de mais atenção e cuidados, porém, com paciência você conseguirá cultivar essa espécie valiosa. 

Entre seus benefícios, que vão além da beleza visual, estão o combate à ansiedade e o auxílio à indução ao sono. Por essa razão, ela é uma flor perfeita para ajudar no tratamento da insônia.

Para quem tem pets, a gardênia pode ser perigosa, uma vez que é tóxica para os bichinhos.

Gérberas

De acordo com o Feng Shui, as cores são energias que afetam as emoções, podendo estimular algumas e reduzir outras indesejadas. Um quarto monocromático não é recomendado para ninguém, porque ele favorece apenas uma única energia e, assim, deixa o fluxo energético desequilibrado.

As gérberas ajudam a estabelecer o equilíbrio das energias, pois são encontradas em diversos tons. Então, observe qual vibração está faltando no quarto e atenda à necessidade por meio da cor das flores.

Outra qualidade da gérbera é sua produção de maiores quantidades de oxigênio à noite. Além disso, para quem sofre de alergias, a espécie ajuda a tratar o problema. Porém, todo esse benefício tem um preço: elas precisam de cuidados extras. Deixe-as na luz do sol e, quando o clima estiver seco, regue o vaso duas vezes por semana.

Além de todos esses benefícios, as gérberas também são seguras para cães e gatos!

Hera

Esta é outra alternativa para quem tem alergias ou asma, pois seus componentes são capazes de diminuir a presença de mofo no ar. O combate de problemas respiratórios, principalmente quando o clima estiver seco, fica mais fácil com o cultivo da hera.

É uma planta que precisa ser colocada no alto devido à sua estrutura pendente. Além disso, ela é tóxica, então o melhor é deixá-la longe dos pets e das crianças pequenas.

Jasmim

O aroma do Jasmim é perfeito para quem deseja impulsionar o trabalho e/ou estudo com mais produtividade. Já durante à noite, ele ajuda a relaxar e acalmar a mente.

Essa flor deve ficar em ambientes bem iluminados, então, quanto mais próxima da janela, melhor será para seu cultivo. 

O jasmim também é seguro e não-tóxico para os animais domésticos; pode ter sem medo!

Lavanda ou alfazema

A lavanda é uma espécie ótima para fortalecer a saúde emocional, combatendo a agitação e os sintomas da ansiedade. O aroma de lavanda é conhecido por ser um tranquilizante natural, a ponto de conseguir até reduzir a frequência cardíaca. 

Graças aos seus benefícios, é fácil encontrar o óleo essencial de lavanda para comprar e garantir os mesmos resultados. Porém, experimente cultivar a planta no quarto, porque o próprio processo de cuidar dela já é uma terapia excelente para a mente e também para o sono.

Contudo, caso tenha animais domésticos, seu cultivo não é indicado, visto que ela é tóxica para cães e gatos.

Lírio da paz

É fato que quanto mais seco o ar está, pior fica nossa respiração, certo? Então, o lírio da paz se torna um opção viável para resolver a questão. Isso porque ele é capaz de melhorar a umidade do ar, deixando o clima mais agradável e fresco. Ele pode eliminar os agentes que causam irritação no nariz, infecção na garganta e alergias.

O lírio da paz é uma planta que pode ser colocada em locais com sombra e a rega deve ser feita uma vez por semana, checando sempre a umidade da terra. 

Porém, por ser tóxica para cães e gatos, ela não é indicada para quem tem pets em casa.

Suculentas

Pequenas e muito resistentes, as suculentas podem ser criadas por qualquer pessoa - até por aquelas que não têm tempo livre na agenda, já que não exigem muito cuidado. 

Elas adoram receber os raios solares diretamente e não precisam de muita água, então são ótimas para decorar mesas e estantes do quarto onde o sol bate. Proporcionam leveza ao ambiente e ajudam no equilíbrio das energias, fazendo com que você fique confortável para dormir melhor. Prefira as suculentas sem espinhos, já que estes são elementos que atraem a vibração das lutas - algo que não queremos para o quarto, certo?

Como existem muitos tipos de suculentas, o ideal é procurar a que mais te agrada - e que não seja tóxica, caso haja animais na casa.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade