0

Estresse diminui capacidade masculina de interpretar emoções

  • separator

Homens e mulheres reagem de forma oposta quando estão em situações estressantes, de acordo com uma pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Eles têm diminuição de atividade nas regiões do cérebro responsáveis pela compreensão dos sentimentos dos outros, enquanto elas mostram aumento dessa capacidade.

» Pessoas são mais sadias nos fins de semana, diz estudo


» Siga o Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia

Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou cerca de 50 pessoas de ambos os sexos. Os participantes observaram imagens de rostos e tanto homens quanto mulheres apresentaram atividade nas partes do cérebro usadas para processamento visual, interpretação e compreensão de expressões faciais.

Em seguida, os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, foram manipulados. Sob estresse agudo, os voluntários do sexo masculino responderam menos às expressões do rosto, especialmente às de medo e raiva.

A cientista Mara Mather disse ao jornal Daily Mail que, em momentos estressantes, os homens tendem a se retirar socialmente e as mulheres procuram por apoio emocional. A publicação NeuroReport divulgou o resultado do trabalho.

Veja também:

Tender recheado de Natal
Fonte: Especial para Terra
publicidade