PUBLICIDADE

Famosos congelam o material genético, confira

23 jul 2012 - 09h18
Compartilhar

São vários os motivos que podem levar uma pessoa a optar pelo congelamento de seu material genético: doenças que agridem a fertilidade, tratamentos medicamentosos, cirurgias, entre outros. A atriz Jennifer Aniston, por exemplo, congelou seus óvulos para tentar preservá-los dos efeitos da idade.

Celine Dion, Romário e Janaína Jacobina são alguns dos famosos que congelaram seus materiais genéticos
Celine Dion, Romário e Janaína Jacobina são alguns dos famosos que congelaram seus materiais genéticos
Foto: Getty Images/Agnews


O congelamento de óvulos pode ajudar mulheres que querem adiar a gestação para focar na vida profissional, por exemplo. No entanto, ele não é garantia de gravidez. Aliás, nenhuma das técnicas de reprodução assistida garante 100% de resultados.



Outra situação em que se recorrer ao congelamento é quando uma pessoa em idade reprodutiva é diagnosticada com câncer. Como os tratamentos para a doença podem tornar tanto homens, quanto mulheres inférteis, uma das saídas é o congelamento do material genético. Celine Dion e o marido guardaram seus embriões depois que ele foi diagnosticado com câncer.

Fator idade

Quando se trata do congelamento de espermatozoides, a idade não influencia. Já no caso das mulheres, a indicação médica é que a técnica seja feita o mais cedo possível.

Não há uma idade limite. No entanto, a mulher deve ter consciência que depois dos 35 anos os óvulos passam por uma queda brusca de qualidade. Isso acontece porque essas células envelhecem junto com o organismo. Os homens, ao contrário, renovam seu ¿estoque¿ de espermatozoides periodicamente.

Confira, na aba de fotos, algumas das celebridades que optaram por congelar seu material genético.

Busca um especialista em Fertilidade? Clique aqui e confira a lista dos profissionais

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade