PUBLICIDADE

Exercícios ajudam a aliviar as dores lombares de grávidas

20 jul 2012 - 09h01
Compartilhar

A gravidez é um período de inúmeras mudanças físicas no organismo da mulher. Mesmo com os ajustes que o corpo faz, as dores lombares são uma realidade para a maioria das gestantes. De acordo com Luciana Flor Cardoso, responsável pelo Programa Gestante da Cia Athletica Anália Franco, em São Paulo, e

Praticar atividades físicas na gravidez vai muito além da estética. Os exercícios ajudam a aliviar as dores nas costas e mantêm a futura mãe saudável
Praticar atividades físicas na gravidez vai muito além da estética. Os exercícios ajudam a aliviar as dores nas costas e mantêm a futura mãe saudável
Foto: Dreamstime / Terra
personal trainer

de gestantes, praticar atividades físicas ajuda a aliviar as dores nas costas e a manter a futura mãe saudável.

A gestante que gostaria de iniciar uma atividade física deve conversar com seu obstetra e pedir uma liberação para dar início às aulas. As academias só autorizam a matrícula de mulheres grávidas mediante a apresentação do atestado do médico.

Segundo Luciana, a academia monta o plano de exercícios de acordo com o estilo de vida que a mulher levava antes de engravidar. "Se já for uma mulher ativa, que fazia musculação e praticava exercícios, nós vamos limitar a intensidade das atividades, mas ela pode dar continuidade", afirma. "Além de diminuir o ritmo, vamos limitar a frequência semanal e faremos um rigoroso controle cardiovascular. E as atividades de impacto serão evitadas", conta Luciana.

É indicado que a gestante faça atividades que enrijeçam os principais músculos que serão muito utilizados durante a gravidez, como a musculatura dorsal e a região das pernas. De acordo com Luciana, o estímulo na musculatura dorsal é fundamental para o alívio dos desconfortos de coluna que o período pode proporcionar.

Caso a mulher não esteja habituada a praticar atividades físicas, o programa é o mesmo, mas em menor intensidade. Segundo a profissional, os médicos, na maioria das vezes só liberam atividades físicas após o terceiro mês da gestação. O primeiro trimestre é considerado de risco, por isso os cuidados são maiores no período.

Além de estimular a musculatura, o segundo pilar do programa para as futuras mães deve ser exercitar a parte cardiovascular, com caminhadas, uso da esteira e bicicleta. O alongamento é essencial para fechar o ciclo. É com ele que a gestante vai exercitar sua flexibilidade.

Para Luciana, a futura mãe deve estender o hábito de se exercitar ao longo da vida. "Praticar atividades físicas é sinônimo de bem-estar e saúde. A estética é consequência."

Busca um especialista em Fertilidade? Clique aqui e confira a lista dos profissionais

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade