PUBLICIDADE

Dos 25 aos 40 anos, fertilidade feminina cai até 60%

25 abr 2012 - 09h02
Compartilhar

A chance de uma mulher de 25 anos engravidar naturalmente, em um ano, é de aproximadamente 80%. Depois dos 38 anos, essa estimativa pode cair para 20%, alerta Fernando Prado, especialista em reprodução humana do Grupo Huntington, de São Paulo.

Uma mulher de 25 anos tem, em um ano, aproximadamente 80% de chance de ficar grávida naturalmente. Depois dos 38 anos, essa estimativa pode cair para 20%
Uma mulher de 25 anos tem, em um ano, aproximadamente 80% de chance de ficar grávida naturalmente. Depois dos 38 anos, essa estimativa pode cair para 20%
Foto: Shutterstock / Especial para Terra


Além disso, uma mulher tem seis vezes mais chance de ser infértil após os 35 anos, quando comparada àquelas de 25 anos de idade, segundo dados do Centro de Reprodução Humana do Hospital Sírio-Libanês, de são Paulo.



A fertilidade é o reflexo da vida da mulher em cada uma de suas fases. Ao contrário dos homens, que produzem novos espermatozoides periodicamente, as mulheres já nascem com todos os seus óvulos. Não existe a formação de novos óvulos ao longo da vida.



Até a chegada da menopausa, o corpo libera cerca de mil óvulos por menstruação. "As mulheres têm uma reserva que dura até a chegada da última menstruação. Aos 12 anos, normalmente, o corpo delas tem cerca de 500 mil óvulos. Quando chega aos 40 anos, essa reserva já diminuiu para 25 mil", explica Fernando Prado.



A quantidade de óvulos tem um efeito direto na fertilidade da mulher: quanto menor o número de células, menores as chances de engravidar.



Envelhecimento

Como o restante do organismo, os óvulos também envelhecem. O envelhecimento dessas células diminui as chances de gravidez, seja ela natural ou pelas técnicas de reprodução assistida.

Com a idade, a qualidade dos óvulos é também alterada. As células ficam mais difíceis de serem penetradas pelos espermatozoides e o risco de aborto espontâneo aumenta.

De acordo com Prado, fatores externos, como o tabagismo, também podem contribuir para o envelhecimento precoce dos óvulos. Além de alterar a qualidade dessas células, o cigarro pode adiantar em até dois anos o ingresso na menopausa. Depois da menopausa, a mulher não pode mais engravidar com seus próprios óvulos.

Cross Content

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade