PUBLICIDADE

Empreendedora nata: 5 dicas imperdíveis para você arrasar no seu negócio

Planejamento estratégico, perseverança e visão de mercado estão entre os atributos necessários para o sucesso!

11 set 2021 22h02
| atualizado em 16/9/2021 às 17h50
ver comentários
Publicidade
Empreendedora dá dicas valiosas para você começar o seu negócio!
Empreendedora dá dicas valiosas para você começar o seu negócio!
Foto: Shutterstock / Alto Astral

A pandemia causada pela Covid-19 forçou muitas pessoas a mudarem totalmente a rotina com a qual estavam acostumadas. Desse modo, alguns optaram por investir em sonhos e em negócios próprios para um lifestyle mais autônomo e possivelmente mais vantajoso. 

No entanto, começar um negócio do zero não é tarefa fácil. Se você sonha em abrir seu próprio negócio ou acabou de dar os primeiros passos no empreendedorismo e se sente um pouco perdida, calma! Foi pensando em vocês que, com a ajuda de Carla Santos, proprietária da Ca com Fé, o Alto Astral reuniu 5 dicas essenciais para atingir sucesso no seu negócio

Gostou? Então confira cada uma delas abaixo, se planeje, e vamos colocar a mão na massa! 

1- Estude o segmento do seu negócio

Estudar, neste caso, engloba tudo: local de funcionamento, fluxo de pessoas, concorrência, entre outros. No entanto, engana-se quem acredita que esse estudo precisa ser feito somente na hora de abrir um negócio. "É preciso que o empreendedor esteja sempre de olho nas novidades do setor, sejam elas ligadas, por exemplo, a inovações tecnológicas ou a preferências do consumidor. Um empreendedor de sucesso jamais para de estudar e de se aprimorar no seu segmento. Esse é um dos grandes segredos para se tornar relevante em uma determinada área", revela Carla.

2- Invista no seu marketing 

O bom e velho "boca a boca" sempre é válido, no entanto, apostar em redes sociais que tragam ainda mais visibilidade para o seu negócio é fundamental. "As redes sociais, o Instagram, principalmente, acabam sendo uma vitrine do seu negócio e o apresentam ao mundo. É importante cuidar de cada detalhe: identidade visual, legendas das publicações, hashtags, entre outros", Carla explica. 

3- Tenha um planejamento financeiro 

É fundamental que você tenha uma reserva para emergências e um dinheiro disponível para "rodar" no dia a dia. A proprietária da Ca com Fé ainda destaca: "Saber o que deverá ser gasto com cada coisa, sempre deixando uma margem de erro, é importante para evitar surpresas e conseguir manter o controle sobre o quanto está sendo investido em algo e quanto poderia ser poupado".

4- Organização é a lei 

Utilize planilhas, anotações escritas, programas digitais, ou o que preferir. O importante é que você tenha controle e esteja por dentro de tudo que está acontecendo dentro do seu estabelecimento. Caso não seja possível designar uma equipe para cada função, pensando em alguém que está começando, uma dica bacana é tirar um dia da semana, ou período do dia, para tocar cada parte do seu negócio, até que tudo comece a fluir melhor.

5- Tenha paciência no início 

É normal que o seu negócio, no início, acabe gerando mais despesas do que lucro. Tenha em mente que tudo são fases e que, se você seguir essas e outras dicas, você tem tudo para construir um negócio saudável, estável e que representará a realização do seu sonho de empreender.

Alto Astral
Publicidade
Publicidade